Mais de mil eleitores podem ter o título de eleitor cancelado

Faltando apenas três dias para o fim do prazo do cadastramento biométrico, nas cidades que possuem essa obrigatoriedade, o cartório eleitoral de Bilac, cidade a 25 quilômetros de Araçatuba, e que atende os eleitores de Gabriel Monteiro e Piacatu ainda não registrou a presença de 1.500 pessoas para o cadastro.

De acordo com a chefe do cartório, Natália Sakamoto, a situação é preocupante. Por conta da baixa procura, um mutirão será realizado hoje (24), das nove da manhã até às seis horas da tarde, a fim de completar o cadastro daqueles que ainda não compareceram ao local.

“É muito importante que as pessoas compareçam o quanto antes, pois terão o título de eleitor cancelado e passarão por várias consequências na vida civil. Elas não vão conseguir obter passaporte, carteira de identidade e CPF, tomar posse em concurso público, participar de concorrência pública e obter empréstimo em bancos oficiais”, complementa.

BIOMETRIA OBRIGATÓRIA
Desde o dia 13 de março de 2017, a biometria obrigatória com revisão no Estado de São Paulo acontece em 82 cidades, que totalizam um eleitorado de mais de um milhão. A biometria é um procedimento de coleta das impressões digitais, com fotografia e assinatura digitalizada, e de atualização dos dados cadastrais de cada eleitor.

O objetivo do cadastramento biométrico é aumentar a segurança do processo eleitoral ao permitir que o eleitor seja identificado por meio das digitais no momento do voto, além de confirmar o seu domicílio nessas cidades. Os eleitores, que possuem tal obrigatoriedade, deverão comparecer aos cartórios até a próxima terça-feira (27), caso contrário terão o título cancelado.

Desde outubro de 2015 a biometria está disponível em todos os cartórios eleitorais do Estado, de forma opcional. É o caso de Araçatuba. Apesar disso, a Justiça Eleitoral recomenda que a população faça o cadastro desde já, para evitar as filas futuras.

AGENDAMENTO
O eleitor deve agendar o atendimento no site do Tribunal Regional Eleitoral e comparecer ao cartório ou central de atendimento com documento oficial de identificação com foto, título eleitoral, caso possua, e comprovante de residência que tenha no máximo três meses de emissão.

Para Sakamoto, muita gente ainda não procurou o cartório para regularizar a situação, e nesse caso específico, não há a necessidade de agendar o comparecimento pela internet. “É só chegar aqui no cartório com os documentos necessários, que faremos a biometria em no máximo dez minutos. É bem rápido. Não existe mais a possibilidade de prorrogação do prazo, então quem não fizer, infelizmente vai enfrentar muita dor de cabeça”, afirma.

BIOMETRIA OBRIGATÓRIA NA REGIÃO
– Auriflama
– Bilac
– Gabriel Monteiro
– Gastão Vidigal
– General Salgado
– Guararapes
– Guzolândia
– Nhandeara
– Nova Castilho
– Nova Luzitânia
– Piacatu
– Rubiácea
– São João de Iracema

Da Redação

você pode gostar também