Helicóptero Águia ajuda equipes médicas durante captação de órgãos em Araçatuba

A Santa Casa de Araçatuba fez a terceira captação de órgãos em 2018 na manhã de sexta-feira (23). Um paciente, identificado pelas iniciais S.M.S., de 43 anos, teve os rins, córneas e o fígado captados. O helicóptero Águia, da Polícia Militar, auxiliou no transporte.

Segundo informações apuradas pelo jornal O LIBERAL REGIONAL, o paciente morava em Andradina, cidade a 110 quilômetros de Araçatuba, e sofreu um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico. A vítima foi transferida para a Santa Casa de Araçatuba, onde deu entrada em estado grave.

O protocolo de atividade cerebral foi instaurado e a morte encefálica do homem foi constatada por volta das 16h da última quinta-feira (22). A família foi informada sobre o fato, além de tomar conhecimento a respeito do programa de doação e autorizou a retirada dos órgãos.

CAPTAÇÃO

Equipes do Hospital de Base, de São José do Rio Preto, realizaram a captação dos rins, córneas e o fígado do paciente. O procedimento terminou já no início da tarde de hoje (23). O fígado do paciente foi encaminhado ao Aeroporto Estadual Professor Eribelto Manoel Reino, em São José do Rio Preto, pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar.

De acordo com a corporação, chegando ao aeroporto, as equipes médicas de um hospital de São Paulo aguardavam e levaram o órgão em um voo fretado da Latam até a capital. Os dados dos pacientes transplantados não foram divulgados.

você pode gostar também