Encontro discute integração em prol da economia e do desenvolvimento regional

Promover a integração em favor do desenvolvimento econômico de Araçatuba e das 43 cidades da região foi o objetivo do 2º Encontro Empresarial, realizado ontem, quinta-feira (22), no Teatro do COC.

Cerca de 300 pessoas, entre empresários e representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além de representantes de entidades e organizações que fomentam o desenvolvimento econômico do país, participaram de uma série de palestras ministradas durante toda a tarde.

Dando início ao evento, o presidente da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Araçatuba), Wilson Marinho, destacou a importância e a riqueza da região de Araçatuba. “Temos energia, matéria-prima, mão de obra abundantes. Temos tudo para continuar crescendo e nos desenvolvendo, só precisamos nos unir” afirmou.

O diretor do Fórum de Araçatuba, juiz Emerson Sumariva Júnior, também fez suas considerações no evento, propondo um entrosamento entre o poder Judiciário e os empresários para facilitar e incentivar um crescimento saudável de todo o país.

Os participantes do evento também receberam informações importantes sobre a realidade atual da economia brasileira e sobre o momento atual que é de retomada de crescimento. O presidente da GOLDMANN – Finance / Real State / M&A, José Colasuonno Neto, ressaltou em sua palestra que, devido ao agrobusiness, a retomada da economia está partindo do interior do país, de regiões como a de Araçatuba, para as capitais.

“Hoje estamos em um processo de interiorização de nossas operações e buscando parceiros associados em cidades como Araçatuba, Bauru, São José do Rio Preto para nos conectar com a realidade do interior”, explicou.

O professor titular da Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”), Doutor Godofredo Cesar Vitti, destacou que a região de Araçatuba é privilegiada, por ter a possiblidade do cultivo extensivo da cana de açúcar e dos grãos, principalmente a soja, e também pela pecuária.

“Esse encontro é fundamental porque estamos numa região nobre do estado de São Paulo, que integra principalmente lavoura de grãos, a cana de açúcar e a pecuária. Nosso objetivo é encontrar investidores para o setor, investidores sérios que traduzam esse potencial agronômico do Brasil em grãos, em fibras e energia renovável”, afirmou Vitti.

Também palestrou na ocasião o CEO do The Partners BR, Silvio de Souza Queiroz. Ele destacou a importância da união de esforços entre o governo municipal, empresas, gestores de organizações e imprensa em ações que vão beneficiar Araçatuba e a região.

“Essa é a segunda edição do nosso encontro e nossa proposta é fazer juntos essas cidades alcançarem o desenvolvimento e estarem no pódio, que é o lugar onde elas merecem estar”, afirmou.

O presidente do Sistema Regional de Comunicação (SRC), Nivaldo Franco Bueno, também fez palestra sobre a importância da comunicação e a evolução do jornal, rádio, televisão e da internet. Ele destacou a importância da informação e do comunicar-se para o desenvolvimento de toda a humanidade.

“A comunicação está presente na vida do homem já nos nossos ancestrais, eles sabiam que era necessário se comunicar e faziam isso através de grunhidos, gestos e gravuras deixadas nas paredes. As formas de comunicação se aperfeiçoaram e criaram plataformas diferenciadas, mas o homem cada vez mais precisa de informação e de se comunicar”, explanou Nivaldo Franco Bueno.

O 2º Encontro Empresarial foi realizado pela ACIA com apoio do Governo do Estado de São Paulo, ESALQ-USP, SIRAN e UDOP. Também foi integrado à Prefeitura Municipal e à Associação dos Municípios da Alta Noroeste (AMAN), com parceria com o The Partners BR. O prefeito Dilador Borges, o presidente da Câmara Municipal, Rivael Papinha, também participaram do evento.

Karen Mendes – Araçatuba

você pode gostar também