Birigui realiza feira de artesanato durante todo este fim de semana

Birigui realiza, a partir desta sexta-feira, na praça Doutor Gama, a 6ª Semana do Artesanato. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, reunirá artesãos de vários municípios da região. Hoje e amanhã, a feira estará aberta ao público das 9h às 22h, enquanto, no domingo, entre 16h e 22h.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, além da feira, o evento terá ainda oficinas gratuitas, apresentações artísticas e praça de alimentação. A expectativa é de que cerca de 40 artesãos de Birigui, Araçatuba e Lourdes exponham e vendam seus mais diversos trabalhos, como produtos decorativos, crochê, cama, mesa e banho, brinquedos, biscuit, entre outros.

O período noturno da exposição é reservado às atrações artísticas. Estão previstos shows com o grupo Raízes do Pinho, Banda Up, Laís Furtado e Corporação Musical Maestro Antonio Passarelli, além de apresentações de hip hop e balé. Está marcada também a exibição do filme “Libertos – O preço da vida” (confira o horário de exibição no quadro).

Associação

Um dos destaques da feira será a participação da Associação dos Artesãos de A a Z, de Birigui, que existe há três anos e reúne 15 membros. Eles utilizam a arte como forma de complementação de renda. O grupo participa de feiras em várias cidades, representando o artesanato da cidade, como já ocorreu em festas em Piacatu, Buritama, Osvaldo Cruz e, recentemente, na Expô Araçatuba.

Na feira, o grupo mostrará garrafas decoradas, tapetes personalizados, bonecos feitos de tecido, aventais, chaveiros, sino dos ventos, toalhas e vários outros objetos decorativos.

As artesãs de Birigui estarão responsáveis pela barraca do cachorro-quente. Todo o dinheiro arrecadado será utilizado para a manutenção da loja da associação, que depende apenas de suas vendas e eventos para se manter.

IMPORTÂNCIA

Atualmente, o Ministério do Turismo indica que há cerca de 10 milhões de artesãos no Brasil. A regulamentação da profissão ocorreu em 22 de outubro de 2015, por meio da lei 13.180, que estabelece diretrizes para as políticas públicas de fomento à profissão.

Com a venda de suas peças para os turistas, os artesãos movimentam a economia local geram emprego e renda para toda a sua comunidade. Levantamento do Turismo indica que a atividade gera, anualmente, cerca de R$ 50 bilhões na economia brasileira.

Além disso, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a atividade econômica está presente em quase 80% dos municípios brasileiros e ajuda a preservar elementos da história e cultura de cada local.

tome nota

Veja a programação completa da 6ª Semana do Artesanato de Birigui

Dia 23/03 – Sexta-feira

9h às 22h – Feira de Artesanato

20h – Show com Raízes do Pinho (sertanejo raiz)

21h – Dança hip hop com Guilherme Zamba

Dia 24/03 – Sábado

9h às 22h – Feira de Artesanato

9h às 17h – Atendimento Sebrae Móvel

10h às 12h – Oficina sobre técnica de papietagem com revestimento

14h às 16h – Oficina sobre bordado ponto livre

19h – Apresentação de dança com a escola All’ s Well

20h – Exibição do filme Libertos – O Preço da Vida

21h – Show com Banda Up (gospel)

Dia 25/03 – Domingo

16h às 22h – Feira de Artesanato

17h às 22h – Pintura de rosto para crianças

20h – Apresentação da Corporação Musical Maestro Antonio Passarelli

21h – Show com Laís Furtado (sertanejo)

Da Redação

Birigui

você pode gostar também