Novos governantes da Thathilândia tomam posse na Câmara de Araçatuba

O plenário lotado da Câmara Municipal de Araçatuba não intimidou os novos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos em outubro de 2017 para governar a Thathilândia neste ano. O evento de posse dos “políticos” mirins ocorreu durante a noite desta terça-feira (13) e reuniu mais de 150 pessoas. A Thathilândia é uma minicidade de que funciona dentro da Escola SEB Thathi, cujo projeto inovador propõe uma abordagem pedagógica que desenvolve conceitos como ética e cidadania, temas essenciais para a formação social e cultural dos alunos da Educação Infantil e Fundamental I.

Os familiares dos jovens, autoridades públicas, o presidente do Sistema Regional de Comunicação Nivaldo Franco Bueno, equipe pedagógica da escola e o presidente do Grupo SEB, Chaim Zaher, estiverem presentes. Para o empresário, o movimento mostra a importância da cidadania nas escolas, aliada à prática.

“É uma maneira de abrir espaço para os alunos vivenciarem, de fato, a prática da cidadania. Queremos que eles tornem-se líderes no futuro. Sem a prática, nada acontece. Por isso o SEB oferece a união da teoria com a prática. Ela é essencial”, afirma.

Também esteve presente na cerimônia o prefeito de Araçatuba Dilador Borges. O chefe do Executivo exaltou a iniciativa e ficou muito contente de pessoas tão jovens estarem cada vez mais perto do aprendizado da política nacional.

É uma iniciativa muito importante. Quero parabenizar a Thathilândia, que treina seus alunos com cidadania. Apesar da nossa política estar denegrida, esse é o momento do avanço da sociedade. Todas as escolas deveriam adotar esse método”, complementa.

PROCESSO

 Escolhidos em 2017 em eleições eletrônicas, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental percorrem todo o processo eleitoral, desde a criação de partidos, candidatura até campanhas com apresentação de propostas de melhorias para a Thathilândia. Com seus títulos de eleitores em mãos, os alunos exercem o direito nas seções da minicidade e o resultado é divulgado no mesmo dia.

 Os alunos eleitos foram: Silvio Cerizza Neto ( p refeito), Henrique Moreira Lima (vice-prefeito),  Luiza Borges Vieira dos Santos (presidente da Câmara) além dos vereadores Artur Held Lima, João Pedro Magalhães Cazelato Ruy, Romeo Correa da Cruz Pacheco, Beatriz Mattar Avezum Galasini. O novo prefeito não conseguia esconder a alegria de poder unir o conhecimento à prática.

“A minha expectativa é muito grande. Quero fazer um bom ano à frente da prefeitura da Thathilândia . Só tenho a agradecer a todos e ao SEB por essa oportunidade”.

NOVOS PROJETOS

 Diferentemente dos outros anos, uma novidade foi anunciada na cerimônia de posse das novas autoridades. O novo Fórum da THATHILândia será usado nas ações de mediação escolar, em parceria com o Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania).

O objetivo da instituição de ensino é difundir entre as crianças a cultura da pacificação social como caminho para a solução de controvérsias nos relacionamentos dentro da escola.

 Outro projeto novo é um  convênio de Cooperação Interescolar entre a Escola SEB THATHI e a escola municipal Cláudio Evangelista Teixeira, que tem o objetivo de levar solidariedade às crianças.

Vitor Moretti – Araçatuba

você pode gostar também