Grupo de pais quer instalar escola com a Pedagogia Waldorf em Araçatuba

Na manhã de domingo foi realizada na Loja Maçônica 193, em Araçatuba, a primeira reunião de pais interessados na criação de uma associação visando a instalação de uma escola diferente em Araçatuba. A escola vai adotar a Pedagogia Waldorf , que é uma abordagem diferente da educação, inspirada no pensamento do filósofo austríaco Rudolf Steiner, fundador da antroposofia. A pedagogia Waldorf , procura integrar o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos. A ideia inicial é de que a escola já funcione no segundo semestre. “Educação para liberdade”, disse Cláudia Retz, da Escola Viver, de Bauru, que ministrou palestra na reunião.

A pedagoga Ana Maria Palmieri Antônio, que coordenou a reunião e está à frente da formação da associação de pais, destacou o espírito inovador da Pedagogia Waldorf. “Trata-se de um método que educa o corpo, o espírito e alma”, disse a pedagoga, explicando o ensino tem por base a natureza. Exatamente por isso a escola deve ser instalada em uma casa com amplo quintal, onde os alunos possam ter contato com natureza e exercitarem o que aprendem em sala de aula.

O aluno, em diferentes faixas etárias, é estimulado a aprender por meio da música, poesia e trabalhos manuais.

Para a professora Cláudia Retz, de Bauru, o modelo convencional de ensino, com apostilas, “reduz o professor a coadjuvante da educação”. “Tira a liberdade do professor. Educação é a arte de educar”, disse a professor Cláudia Retz, frisando que a proposta da Pedagogia Waldorf é exatamente estimular o jovem a pensa.

Na escola com Pedagogia Waldorf, a preocupação é formar seres humanos antes de querer formar alunos que tiram notas altas. As escolas e professores têm autonomia para determinar o currículo, mas claro que são ministradas aulas de português, matemática, geografia e história. O conteúdo indicado pelo Ministério da Educação é dado e seguido. Mas a forma e a intensidade são completamente diferentes das escolas tradicionais.

PROCESSO

A partir de agora os pais devem consolidar a formação da associação e iniciarem o processo de instalação da escola.

ANTÔNIO CRISPIM – Araçatuba

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