UBS São João fecha nesta quarta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba informou ontem que o atendimento que hoje é feito na UBS São João será transferido para a nova unidade, que fica no Pedro Perry e que será inaugurada neste sábado. Na quinta e na sexta-feira, os munícipes poderão procurar a unidade básica do Iporã e Morada dos Nobres. A UBS São João fecha nesta quarta-feira.

A nova unidade, mais moderna, poderá atender melhor ao público, pois acata a todos os parâmetros técnicos, como ambientes mínimos necessários e dimensões das salas que garantam um fluxo operacional adequado.

E foi justamente por não atender a estes requisitos que a desativação da UBS São João foi imperativa. Por não oferecer estas condições, inclusive, o município foi condenado na Ação Pública 1002772-95.2015.8.26.0032, movida pelo Ministério Público. Na oportunidade, a autoridade judicial cobrava justamente o oferecimento de um local que oferecesse melhor ambiente para os profissionais e para os pacientes.

Antigo, o prédio da UBS do São João tem o pé direito (que indica a distância do pavimento ao teto) de 2,8 metros e é necessário, no mínimo, 4,2 metros. Para atender a esta metragem, seria necessário refazer o prédio para que o município pudesse, por exemplo, conseguir o Alto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e então requerer o Alvará de Funcionamento da Vigilância Sanitária, que é um documento fundamental e que a unidade não tinha.

Da Redação – Araçatuba

você pode gostar também