Cartas falsas pedem dados do contribuinte em nome da Receita

A Receita Federal está alertando a população para um golpe que está sendo realizado por via postal. O contribuinte recebe, por correspondência, em sua residência, uma intimação para regularização de dados cadastrais. Nesta correspondência, há um endereço eletrônico para acesso e atualização de dados bancários. O endereço informado não tem nenhuma relação com o site da Receita.

Apesar de conter a marca da Receita Federal, a carta é uma tentativa de golpe e não é enviada pelo Órgão nem tem sua aprovação. A orientação ao contribuinte é que, caso receba esse tipo de correspondência, destrua a carta e jamais acesse o endereço eletrônico indicado.

Em Araçatuba, nenhum caso de vitimas da fraude foi registrado pela Receita, mas o órgão alerta para que a população da cidade fique atenta. “Não fomos notificados de nenhum caso, mas esse é um golpe antigo que foi repaginado. Antes eles enviavam um email com link para atualizar dados, agora enviam carta”, explicou o analista da unidade de atendimento da Receita em Araçatuba, Paulo Belúcio Nogueira.

Adriano Azevedo, da Azevedo Consultoria de Araçatuba, reforça que as pessoas fiquem atentas nessa época do ano. “Como estamos em época de fazer a declaração, os golpes aumentam muito!”.

O melhor a fazer para a declaração do imposto de renda, na opinião de Adriano, é procurar a ajuda de um contador. “O profissional é a pessoa mais indicada para auxiliar nesse caso. Ele pode esclarecer todas as dúvidas e agilizar o processo”, indicou.

Ele também explicou que as pessoas que já tenham experiência e preferirem fazer a declaração sozinhos no site da Receita podem fazer tranquilamente. “Houve algumas alterações este ano, mas elas não impedem que as pessoas façam a própria declaração no site”.

O prazo da declaração já está correndo desde o dia 1º de março e vai até as 23h59 do dia 30 de abril. Deixar para a última hora não é um bom negócio, por isso é importante reunir os documentos o mais rápido possível e enviar a declaração no site da receita.

Caso o contribuinte não consiga finalizar a declaração na data final, é importante transmitir mesmo incompleta dentro do prazo e fazer a retificação depois. Quem for retificar deve estar atento ao modelo escolhido na hora de preencher a declaração.

“Quem fez no modelo simplificado deve retificar no modelo simplificado e quem escolheu o completo, deve enviar a retificação também no completo”, orientou Azevedo.

Karen Mendes – Araçatuba

você pode gostar também