Assistência promove capacitação sobre “Inteligências Múltiplas”

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) de Três Lagoas, por meio do Departamento de Proteção Social Básica, promove, nesta quinta-feira (1°) e sexta-feira (02), a “Capacitação Inteligências Múltiplas”, na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV do CRASE “Coração de Mãe”.

O curso de capacitação está sendo ministrado pela professora e pedagoga da SAS, Maria Madalena da Silva Lebrão Siqueira, e tem como público alvo técnicos da Assistência e os recém contratados pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), por meio do processo seletivo, para trabalharem como educadores nos diversos SCFVs, que atendem crianças e adolescentes.

A abertura oficial do curso de capacitação contou com a presença da secretária de Assistência Social, Vera Helena Arsioli Pinho; a diretora de Proteção Social Básica, Maurelice Nunes dos Santos; e a coordenadora do Crase Coração de Mãe, Nilce Figueiredo Garcia.

Na oportunidade, a secretária Vera Helena expôs as principais ações da SAS de Três Lagoas e as principais conquistas, entre elas, a “de não termos crianças pedintes, crianças de rua, porque estão inscritas e participam dos nossos Programas Sociais”, disse.

Vera Helena anunciou que, “em 2018, nosso foco de ações será contra a violência da mulher e contra o abuso sexual infantil”, disse.

Dirigindo-se especificamente aos participantes do curso de capacitação, a secretária Vera Helena recomendou: “nós que trabalhamos nos SCFVs devemos saber e estar atentos, porque maioria das crianças que atendemos nas nossas unidades atravessa situações de vulnerabilidade não só social e econômica, mas também afetiva e são carentes de relacionamentos familiares”, ressaltou.

DIFERENTES HABILIDADES
Como explicou Maurelice, diretora da SAS, além da exposição teórica, a capacitação se propõe o melhor aproveitamento das habilidades de cada participante, para que ele descubra e seja orientado a aplicar os próprios conhecimentos e diferentes habilidades na educação de crianças e adolescentes, alunos dos SCFVs.

A referida capacitação tem seu fundamento na Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner. Essa teoria propõe estratégias de ensino, onde se exploram múltiplas possibilidades de aprendizado.

Gardner elaborou esta teoria para explicar que “a inteligência é a habilidade para resolver problemas ou criar produtos valorizados em um ou mais cenários culturais”. Ele defende a tese que “não haveria uma única inteligência, mas múltiplas inteligências que só se desenvolvem se valorizadas e estimuladas pelo ambiente”.

Da Redação

você pode gostar também