Dois projetos da região estão na final da Feira de Ciências das Escolas Estaduais

A 5ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP) acaba de divulgar os 30 projetos selecionados para a sua última etapa. Dois projetos da região de Araçatuba estão na final na categoria Júnior e Master. A iniciativa busca familiarizar jovens estudantes com a iniciação científica e conscientizar sobre a importância de projetos nas áreas de ciências da natureza, tecnologia, empreendedorismo e extensão social.

Foram selecionados 9 projetos na categoria Júnior e 21 na categoria Master. Para a etapa final, os trabalhos escolhidos irão passar por nova orientação por parte da equipe técnica da Secretaria de Educação e outra Banca Avaliadora que elegerá os 6 vencedores que participarão da final programada para maio.

Projeto de destaque
As estudantes Larissa Souza Galvão e Mariana Oliveira Silva, de Limeira, escolheram o bagaço da laranja como matéria-prima para a criação de uma telha ecológica de baixo custo e são um dos destaques da 5ª edição. Além de reduzir os impactos ambientais, o trabalho também tem como objetivo aplicar o material em moradias de interesse social e desenvolver outros produtos, como divisórias e portas. As alunas agora se preparam para as etapas finais de duas importantes feiras científicas do país, a Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP) e a FEBRACE (a maior feira brasileira de Ciências e Engenharia), além de ter a oportunidade de visitar a Exporecerca Jove, em Barcelona.

REGIÃO
Na categoria Júnior foi classificado o projeto da Escola Estadual João Arruda, de Guararapes, denominado “Arduino e a educação de trânsito para bicicletas em Guararapes”. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos Bruno Henrique Muniz Meira e Wilisses Elizeu da Silva Souza. Já na categoria máster, foi classificado o projeto da Escola Coronel Francisco Schmidt, de Pereira Barreto, “Energia Solar Fotovoltaica”, desenvolvido pelos alunos Brenda Garcia e Rodrigo de Almeida Paixão.

Da Redação

você pode gostar também