Lú Alckmin visita Padaria Artesanal de Araçatuba

A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lú Alckmin, esteve na manhã de ontem, quinta-feira (8), na sede do Polo Regional da Padaria Artesanal de Araçatuba.

Na ocasião, a primeira dama conheceu as dependências do polo, onde além das aulas da padaria, serão ministrados cursos da Escola de Moda, Escola da Beleza e Escola da Construção Civil com cursos de corte e costura, beleza e estética e formação para trabalhos na área de reforma e construção

O objetivo dos cursos é profissionalizar a população, oferecendo alternativas para geração de renda familiar. Lú Alckmin ressaltou que o propósito é qualificar a população carente. “Podemos dar o dinheiro, mas o dinheiro acaba. A qualificação profissional ninguém tira”, afirmou.

As aulas do curso de panificação já começaram. Dez alunos participaram gratuitamente e aprenderam a fazer Pão de Mel, Panetone, Cookie Gourmet e Tortas. As aulas são práticas e acontecem três vezes por semana. Os materiais para a confecção dos produtos são cedidos pelo Fundo Social.

Elaine Cristina de Souza está desempregada e viu no curso uma oportunidade de trabalhar em casa e gerar renda para a família. “Vi na rede social o anúncio do curso e resolvi me inscrever. Como tenho criança pequena, quero trabalhar em casa e o curso veio me ajudar a me especializar para isso. Eu quero produzir pães e tortas para vender”, contou.

Genivaldo de Souza fez o curso artesanal pela primeira vez. Hoje trabalha por conta e deseja montar um negócio e foi se aperfeiçoar. “Eu tenho o desejo de abrir meu próprio negócio e vi no curso da padaria uma forma de aprender mais e poder trabalhar”, explicou.

 

Polo regional

A Padaria Artesanal de Araçatuba já começou como um polo regional do projeto, sendo a 29ª unidade no Estado. As cidades do entorno que tiverem padaria artesanal poderão enviar professores para serem capacitados em Araçatuba e aplicar o curso em suas bases.

A primeira dama Lú Alckmin explicou que o projeto da padaria artesanal existe desde 2001, ensinando a fazer dez tipos de pães. A novidade são os cursos de pão de mel e bem casado, panetone e colomba pascal, cookies gourmet, tortas e quibe.

“As receitas são fáceis de fazer, têm baixo custo e, além disso, tem grande aceitação do público. Então gera renda rapidamente para as pessoas e ajuda também a melhorar a qualidade da alimentação da própria família”, ressaltou Lu Alckmin.

 

Karen Mendes – Araçatuba

você pode gostar também