Com conscientização e fiscalização, Três Lagoas reduz mortes no trânsito em 64,70%

A Diretoria Municipal de Trânsito, ligada a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), da Prefeitura de Três Lagoas, continuou nesta quinta-feira (08) a ações de conscientização sobre a segurança e educação no trânsito com a temática “Trânsito Não é Folia. Não Brinque com a Vida!”, devido ao período de carnaval, data em que se registra aumento no índice de acidentes.

Com parceria da Polícia Militar (PM), agentes municipais de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) e empresas locais, a ação teve início na quarta-feira (07) e segue até esta sexta-feira (09), com blitz educativa, panfletagem, entrega de adesivos, um abanador com orientações sobre infrações no trânsito e distribuição de água.

Segundo Carol Feliciano, coordenadora de Educação para o Trânsito, da Diretoria de Trânsito, essa ação visa conscientizar os motoristas sobre a direção consciente do veículo. “Além dos veículos de pequeno e médio porte, incluímos a blitz educativa e panfletagem para os veículos grandes, como caminhões, por exemplo, que sempre estão em trânsito”, explica.

Os motoristas gostaram da ideia e gostaram de terem incluído no material de campanha o copo de água. “Sempre é muito bem-vinda qualquer ação que permita um trânsito mais seguro, gostei da atitude e ainda mais de ter ganhado um copo de água gelada, pois estava com sede e nesses dias quentes é unir o útil ao agradável”, comenta o motorista José Antônio Filho.

O secretário da pasta, Dirceu Deguti, enfatizou que esse ano o índice de acidentes com vítimas fatais, em Três Lagoas, é zero. “Temos que trabalhar ao máximo a conscientização dos motoristas, pedestre e outros personagens em trânsito para que esse número não mude”, diz.

QUEDA NAS MORTES
Conforme dados divulgados pela Seintra, de 2011 a 2017 os índices de acidente no trânsito com vítimas fatais tem diminuído ano a ano. Em 2011 foram registradas 34 mortes no trânsito de Três Lagoas, cinco anos depois, ou seja, em 2016, esse número caiu para 14 e, no ano passado, diminuiu ainda mais com o registro de 12 mortes no trânsito da cidade. Isso reperesenta queda de 64,70% nos casos com mortes entre 2011 e 2017.

“Isso é reflexo do intenso trabalho de conscientização tanto por parte da Prefeitura, quanto dos outros órgãos envolvidos com o trânsito. Porém, mesmo com o número abaixando, temos que tentar zerar os casos, afinal ainda assim foram 12 vidas ceifadas por conta da irresponsabilidade no trânsito, seja da própria vítima ou de terceiros”, finaliza Deguti.

AGENDA
Nesta quinta-feira (08), a Campanha foi levada para Circular da Lagoa Maior. Nesta sexta-feira (9), as ações serão às 8h e às 15h, na saída para Campo Grande e na Estação Ferroviária, no centro da cidade, respectivamente.

Da Redação

você pode gostar também