Curso da Codasp encerra com aulas práticas

Após quatro dias de etapa teórica, os participantes do Curso de Manutenção e Recuperação de Estradas Rurais da Codasp, oferecido pela Prefeitura de Araçatuba a 43 prefeituras da região e usinas parceiras, receberam nesta terça-feira (6), a primeira experiência prática do curso.

Os alunos aprenderão, na terça e quarta-feira, técnicas operacionais para melhoramento e conservação da estrada ART-070, denominada Caran Rezek. De acordo com José Roberto da Silva, engenheiro agrônomo da Codasp e responsável pela execução da obra do Programa Melhor Caminho em Araçatuba, em dois dias de aulas práticas o aluno receberá instruções técnicas de quebra de solo, limpeza, terraplanagem, marcação de curvas de nível, sinalização, segurança do trabalho, captação e armazenamento de água, entre outras. “Vamos andar por toda a estrada. Queremos que os participantes concluam o curso com uma visão diferente da estrada que tinham quando começaram”.

O assessor executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA), Arnaldo Vieira Filho, afirma que, além de solidificar parcerias, o curso proporciona melhor qualidade de vida às famílias que vivem na área rural. “A estrada passa por vários municípios e dá acesso a várias propriedades rurais. Portanto, o curso busca oferecer conhecimento técnico para que se mantenha a qualidade da malha viária rural. Isso colabora para o desenvolvimento do setor agroindustrial, valorização da propriedade e produtos rurais, entre outros benefícios.

APRENDIZADO

Marcelo Aparecido Genaro, operador de máquinas pesadas da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), considera importante a realização do curso, pois trabalha há 10 anos na função, e nunca havia passado por capacitação específica para melhoramento de estradas.

Já Fabio Delfino, gestor de estrada da Usina Raízen, considera que a oportunidade do curso vai otimizar a manutenção das estradas. “Para nós que estamos diariamente nas estradas, muitas vezes as técnicas passam despercebidas e, com isso, acabamos cometendo erros. Com o curso, aprendemos técnicas melhores para aperfeiçoar nosso trabalho”.

Estiveram presentes o chefe de gabinete da SMOSP, José Roberto da Costa e o assessor executivo da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), Reginaldo Frare. Ao final do curso será entregue certificado emitido pela Codasp aos participantes.

 

Da REDAÇÃO – Araçatuba

você pode gostar também