Moradores relatam tremores na região

A região de Araçatuba sofreu abalos na noite desta segunda-feira. Nas redes sociais, moradores de várias cidades da região relataram a experiência de ver janelas e lustres tremerem. Não houve registro de abalos sísmicos na América doi Sul nesta segunda-feira (29). Na madrugada de domingo (28) foram registrados tremores no litoral Sul do Peru.
O primeiro relato em rede social foi feito pelo brigadista de Castilho, Messias Donega. Ele relatou um estrondo seguido de tremores. Isso teria ocorrido pouco antes de 21 horas, entre Castilho e Andradina. Rapidamente a informação foi comentada e outras pessoas confirmaram a mesma sensação. A aposentada Rita Franca, de Castilho, disse que se assustou com o tremor. Já em Andradina, há registros de queda de mercadorias em um supermercado.
Moradores de Nova Independência, Murutinga do Sul, Mirandópolis, Andradina e Três Lagoas também relataram o ocorrido em redes sociais. Até por volta de 22h50, não havia registro de vítimas.
FALSO
Nas redes sociais foram poostados links e fotos de terremotos antigos, como se fossem recentes, como de 2007 no Chile e que causou tremores na região da Avenida Paulista, em São Paulo.
DOMINGO
Uma sucessão de quatro terremotos de 3,7 a 4,8 graus de magnitude na escala de Richter foram registrados na madrugada deste domingo (28) no litoral sul do Peru sem que até agora fossem reportados danos materiais ou vítimas, informou o Instituto Geofísico do Peru e o Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci).
O primeiro, de 4,8 graus de magnitude, ocorreu à 1h03 (horário local, 4h03 em Brasília) e teve epicentro no oceano Pacífico, 58 quilômetros ao sul do município de Lomas, na região de Arequipa. Os habitantes perceberam o tremor com uma intensidade entre moderada e fraca.
Às 2h39 (5h39 em Brasília) houve um novo terremoto de 3,9 graus de magnitude e com epicentro 39 quilômetros ao sul de Lomas.
Uma hora depois, foi registrado um novo tremor com magnitude 3,7 e epicentro 14 quilômetros ao oeste do município de Atico, também em Arequipa.
Às 5h41 (8h41 em Brasília) ocorreu o quarto e último terremoto,também de 3,7 graus de magnitude, e originado 34 quilômetros ao sul de Lomas.
O Peru fica na área denominada Círculo de Fogo do Pacífico, onde se registra aproximadamente 85% da atividade sísmica mundial.

você pode gostar também