Araçatuba oferece curso da Codasp a prefeituras e empresas da região

Araçatuba será sede do “Curso de Manutenção e Recuperação de Estradas Rurais”, com aulas teóricas e práticas ministradas por técnicos e engenheiros da Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrário de São Paulo) e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, oferecendo-o a 43 prefeituras da região e estendendo a empresas parceiras.

O curso é promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA) de Araçatuba, em parceria com a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) de Araçatuba e tem como objetivo capacitar operadores e responsáveis do setor sobre técnicas de adequação de estradas rurais, para recuperação, manutenção e conservação dessas vias. “Nossa iniciativa quer garantir à zona rural uma prestação de serviços à altura de suas necessidades, buscando sempre o desenvolvimento da agricultura e a melhoria da qualidade de vida do homem do campo”, declara Arnaldo Vieira Filho, assessor executivo da SMDA.

Parceria e qualidade

Destinado a operadores e responsáveis de setor nas prefeituras, a capacitação também é oferecida a usinas que, em parceria com a prefeitura, tem viabilizado apoio financeiro e operacional na recuperação, melhoria e ampliação de estradas, que vêm sendo prejudicadas pelo uso frequente ou por fatores naturais, como tem ocorrido em períodos de chuvas intensas.

“Estamos participando de grandes programas como o Melhor Caminho e o Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias 2. São investimentos de grande porte financeiro e importância estrutural e precisamos estar com a região preparada, com manutenção qualificada, especializada, a fim de garantir a continuidade da qualidade dessas vias”, completa Arnaldo.

PROGRAMAÇÃO

O curso será realizado entre os dias 1 e 7 de fevereiro, na sede do EDR – Escritório Regional de Desenvolvimento Rural de Araçatuba, localizado na rua Barão do Triunfo, 403, bairro Novo Paraiso. Será um total de 24 horas de duração, divididas em quatro dias, com dois períodos de três horas cada, de manhã e à tarde. A parte prática será realizada na Estrada ART-070, denominada Caram Rezek. Ao final do curso será entregue certificado emitido pela Codasp aos participantes.

DA REDAÇÃO – Araçatuba

você pode gostar também