FESTARA 2017 recebeu mais de 5 mil pessoas e artistas reconhecidos nacionalmente

A 14ª edição do FESTARA – Festival de Teatro de Araçatuba, realizada entre novembro e dezembro de 2017, trouxe diversos espetáculos ao município e proporcionou aos espectadores muito aprendizado, muita diversão e discussão.

Considerado o segundo maior festival de teatro do interior paulista e reconhecido nacionalmente, esta edição do FESTARA recebeu importantes nomes do teatro, como Celso Frateschi, Georgette Fadel, Antonio Petrin e Roberto Arduin.

De acordo com os organizadores do evento, realizado pela Associata (Associação dos Artistas Teatrais da Região de Araçatuba) em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e o SESC, os 22 espetáculos, as 27 apresentações e 03 oficinas realizados em 17 locais de Araçatuba atraíram mais de 05 mil pessoas, que assistiram a exibições de 15 companhias, vindas de Londrina (PR), Dourados (MS), municípios do estado de São Paulo e da própria Araçatuba.

Segundo o presidente da Associata Caíque Teruel, o evento colabora “difundindo e descentralizando o teatro e suas vertentes por toda a cidade e seus espaços, sendo uma ferramenta importante para o crescimento cultural dos araçatubenses”.

Em carta aberta aos gestores de Cultura de Araçatuba, o ator e diretor do Teatro do Indivíduo Rodolfo Lima elogiou a organização do FESTARA. Ele, que já esteve no município diversas vezes se apresentando e participando de espetáculos, disse que o poder público local, por meio da realização desses eventos, reconhece “o princípio da alteridade, – que nada mais é do que se colocar no lugar do outro”. O artista também afirmou que “Araçatuba rema contra o apagamento e se firma como uma panela de pressão calorenta que é capaz de fomentar cultura e está de braços abertos aos artistas interessados em trazer seus trabalhos para a cidade”.

Celso Frateschi parabenizou os envolvidos na organização do FESTARA. “Nossos mestres ancestrais já nos ensinaram essa magia que festivais como o de Araçatuba fazem acontecer. Foi um prazer enorme ter participado dessa edição com o HORÁCIO de Heiner Müller.”

Rogério Francisco Costa, do Núcleo Ás de Paus, agradeceu a oportunidade de participar do FESTARA e afirmou o interesse em retornar. “Fomos muito bem acolhidos. Obrigado pela atenção e pelo cuidado com que a equipe do FESTARA nos recebeu e se empenhou para que nossa participação no festival fosse com melhor qualidade e dignidade que são de direito dos artistas.”

A equipe do AIVU Teatro também avaliou como positiva sua participação do 14º Festival de Teatro de Araçatuba. “Ficamos muito felizes com o esmero e a dedicação da produção do evento desde a nossa chegada e permanência no festival, até a nossa partida de volta a nossa cidade, o que fez com que fosse um evento de sucesso em todas as suas acepções.”

você pode gostar também