Dicas para encarar a estrada com segurança

Época de férias é a época de pegar a estrada e descansar a mente e o corpo por alguns agradáveis dias, vivenciando momentos de puro lazer e diversão. No entanto, é importante lembrar que uma boa viagem começa ainda em casa, antes de pegar a rodovia em direção ao destino recreativo.

Veja abaixo algumas dicas para pegar a estrada com segurança na ida e na volta das suas férias!

Dirigindo com segurança

Segundo informações oficiais da Polícia Rodoviária Federal, no ano de 2016 mais de 96 mil acidentes foram registrados e atendidos pela PRF e, entre eles, mais de 20 mil foram considerados graves. Uma das principais causas, junto ao consumo de álcool ou excesso de velocidade, é a má condição dos veículos.

A manutenção preventiva do veículo é indispensável. Ela é que garantirá as boas condições de todos os componentes do carro, permitindo que a viagem seja segura para o motorista e para todos os ocupantes, além de evitar quebras e outros imprevistos bem no meio da estrada.

Se está nos seus planos adquirir um novo veículo e já viajar com ele, a dica é ficar de olho nas vantagens que as montadoras e concessionárias oferecem quando o assunto é a revisão. A fabricante Citroën, por exemplo, conta com um programa chamado Revisão a R$ 1, em que alguns de seus principais modelos passam por revisão pelo preço fixo de R$ 365,00.

Para os carros seminovos, a dica é levar ao mecânico de confiança, pedindo uma análise bem completa de todo o veículo e substituindo ou ajustando tudo o que precisar de reparos. Isso evita imprevistos como motor superaquecido, panes elétricas ou mecânicas, bateria descarregada, entre outras situações do tipo.

Antes de viajar, verifique com antecedência as condições do estepe. A sua ausência no veículo gera multa, e pode também causar grandes dores de cabeça em situações emergenciais.

Averigue com atenção o estado dos pneus. A presença de bolhas ou rachaduras podem causar estouros em contato com o asfalto quente e causar acidentes graves. A pressão dos pneus deve estar correta, conforme o peso do veículo já com passageiros e bagagem.

Itens como macaco, chave de roda e triângulo devem estar sempre em excelentes condições e presentes no veículo. Alinhamento e balanceamento das rodas e pneus são indispensáveis, pois garantem a estabilidade da direção. 

Garanta sua segurança e de todos os passageiros mantendo os cuidados rotineiros com o veículo. Boa viagem!

você pode gostar também