Dicas para economizar no gás de cozinha

O botijão de gás fica mais caro a cada ano e, apesar de ser um item com boa durabilidade, na hora da compra sempre pesa no bolso do consumidor. O gás de cozinha é indispensável e está presente na maioria das casas brasileiras, então a solução é conseguir meios para driblar a crise. Economizar o gás de cozinha não é uma tarefa difícil, basta fazer algumas mudanças de hábitos no dia a dia e a sua durabilidade será maior. Confira abaixo algumas dicas para economizar no gás de cozinha.

Verifique as condições do fogão – O desempenho do fogão pode influenciar muito o consumo de gás. Os queimadores (famosas bocas do fogão) precisam estar sempre limpos e livre de entupimentos. Um queimador entupido pode aproveitar menos a chama, além de ocasionar acidentes.

A mangueira e o registro precisam estar em perfeitas condições. Ao instalar o gás de cozinha verifique se o registro está livre de vazamento, já a mangueira jamais a passe por trás do fogão, pois o calor pode danificar o seu material. Além de impedir o desperdício do gás essas são dicas fundamentais para a segurança.

Durante o cozimento – A forma de cozinhar é um dos principais fatores que contribuem para a economia do gás de cozinha. Procure tampar as panelas durante o cozimento, pois o calor abafado ajuda a cozinhá-los mais rápido. Alguns alimentos, como a cenoura e a batata, podem ser cortados em formatos menores para facilitar o cozimento. Outra forma é desligar o queimador quando os alimentos estiverem quase prontos e deixar que o calor da panela termine o preparo.

A panela de pressão é um grande aliado para a preparação rápida de muitos alimentos. Use-a sempre que possível, mas para a segurança jamais esqueça de limpar corretamente a válvula de pressão e a sua borracha.

O forno também deve ser usado com sabedoria. Evite abri-lo antes do tempo mínimo de preparação de um alimento, pois o calor de dentro acaba saindo e para estabilizá-lo novamente o consumo de gás aumenta. Outra dica para o uso do fogão é, se possível, preparar duas receitas de uma vez. Dessa forma é possível economizar gás e tempo.

Compra segura – Botijões falsificados, além possuírem uma durabilidade menor, podem trazer sérios riscos à segurança. Na hora de comprar o botijão de gás procure distribuidores autorizados e recuse caso o botijão tenha alguma amassado ou ferrugem. Verifique também se o botijão está lacrado e apresenta o nome da empresa no lacre e no corpo do botijão. De olho nesses detalhes você fará uma compra segura e não perderá dinheiro adquirindo um produto falsificado.

você pode gostar também