Estudantes constroem próprio carro para participar de corrida

Estudantes dos cursos de Engenharia do Unisalesiano de Araçatuba conquistaram o 15º melhor tempo na Fórmula SAE Brasil 2017, melhorando em 13 posições o resultado obtido no ano passado, quando a equipe terminou em 28ª. O objetivo da competição é possibilitar aos universitários a oportunidade de trazer para a realidade aquilo que aprendem em sala de aula, por isso eles tiveram que construir o próprio carro de corrida tipo Fórmula para participar.

O evento está na 14ª edição e aconteceu em Piracicaba entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, quando 65 instituições de ensino superior participaram com seus cursos de Engenharia, incluindo universidades de outros países da América Latina. A equipe Sale Racing de Araçatuba é composta por 22 estudantes e foi a única que passou por todas as provas.

Sale Racing Unisalesiano (12)

Segundo o professor Fernando Eguia, que orientou os universitários na construção do carro, o trabalho foi bem avaliado nas provas de Inspeção, Tilt Table, Ruído e Freio. “Participamos da prova de Autocross e pegamos o 18º tempo entre os carros elétricos e de combustão. Na Enduro, prova de resistência com 22 voltas, conseguimos o 15º melhor tempo”, destacou Eguia.

O coordenador dos cursos de Engenharia, Nelson Hitoshi Takiy, comemorou o desempenho da equipe. “A Fórmula SAE está na 14ª edição e em dois anos de participação conseguimos subir várias posições. Agora é focar nos investimentos e participar de outros eventos”, disse ele. A Fórmula SAE é uma oportunidade dos estudantes mostrarem seu conhecimento às patrocinadoras do evento e os que se destacam têm a chance de ser contratado por uma montadora.

A equipe do Unisalesiano foi composta por estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Civil, Engenharia de Bioprocessos, e também de Ciências Contábeis e Publicidade e Propaganda. O reitor da instituição, Padre Luigi Favero, disse que continuará apoiando o projeto e que pretende ficar entre os primeiros nos próximos anos.

FERNANDO VERGA – Araçatuba

você pode gostar também