Araçatuba inicia Coleta Seletiva 100% e prefeito pede apoio da população

A partir desta semana Araçatuba passa a ter Coleta Seletiva 100%, que abrangerá todos os bairros da cidade. Na manhã desta segunda-feira (04) o prefeito Dilador Borges (PSDB) esteve na sede da empresa Monte Azul Ambiental às 6h e saudou os funcionários que atuarão no serviço. É a primeira vez que Araçatuba tem coleta seletiva em toda a cidade e a administração pretende, além de fazer consciência ambiental, prolongar a vida útil do aterro sanitário municipal.

Dilador acompanhou um dos caminhões até o Jardim Atlântico II, onde conferiu as primeiras ações de coleta de material reciclável. Dilador pediu o apoio da população para que colabore com a separação do lixo. “Esse é o início de um trabalho conjunto que excede a parceria entre Prefeitura e Monte Azul, pois vai contar com a colaboração de cada morador, cada casa, cada família. Além de nos tornarmos uma cidade mais limpa e sustentável, Araçatuba vai ficar para a história como a pioneira em coleta seletiva cobrindo todo o território municipal”, disse o prefeito.

Os funcionários da empresa distribuirão panfletos orientando sobre a separação do lixo. Estão sendo utilizados três caminhões que percorrerão os bairros de segunda a sexta em períodos diurnos e noturnos. Conforme contrato com a Prefeitura a estimativa é de coletar, no mínimo, 700 toneladas por ano de materiais recicláveis.

SEPARAÇÃO DO LIXO

A população deve preocupar-se apenas em separar o lixo seco (reciclável), do orgânico (restos de comida, papel higiênico). São considerados materiais recicláveis garrafas, garrafões, frascos vazios de remédios e perfumes, copos, latas de bebidas e de refrigerantes, ferragens, pregos, panelas, embalagens longa-vida, listas telefônicas, jornais, cadernos, revistas, livros, caixas de papel e papelão, garrafas e sacolas plásticas, brinquedos, utensílios domésticos, embalagens de produtos de limpeza e de higiene pessoal, etc.

Os materiais coletados serão encaminhados à cooperativa CooperAraçá, localizada dentro do aterro sanitário do município, que será responsável por fazer a separação dos itens.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Petrônio Pereira Lima, a realização da coleta seletiva em 100% da cidade colabora para que a vida útil do aterro seja prolongada. “Além de auxiliar na conservação do meio ambiente, não podemos deixar de citar que isso ‘ desafoga’ o acúmulo de lixo no aterro. E isso também traz geração de renda às famílias que trabalham na cooperativa”, disse Lima.

COLETA SELETIVA (1)
Informativo orientará população sobre o serviços, que agora é em toda a cidade

NOVO SERVIÇO

A Monte Azul é também a responsável pela coleta de lixo domiciliar, gestão do aterro sanitário, limpeza pública e, além da coleta seletiva, a empresa deve iniciar outro atendimento à população de Araçatuba: coleta de lâmpadas, pilhas e bateria.

Assim que iniciado o serviço, previsto em contrato com a Prefeitura, a Monte Azul vai efetuar a descontaminação do material e a destinação dos resíduos aproveitáveis para a reciclagem; resíduos não aproveitáveis deverão ser dispostos em local apropriado, o que deverá ser comprovado por documento informando a quantidade e a destinação de cada tipo de resíduo.

O serviço terá equipe e veículos próprios para essa finalidade, identificados para o transporte de cargas perigosas. Os pontos de coletas destes itens estarão nos Ecopontos e na Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SOSP). O mínimo que se espera coletar de lâmpadas em um ano de contrato são 3 mil unidades, sendo que a expectativa é de coletar pelo menos 6 mil. Para pilhas e baterias o mínimo estipulado é de 120 quilos, mas espera-se que 240 quilos destes itens ganhem destinação correta.

FERNANDO VERGA – Araçatuba

você pode gostar também