Programação de aniversário continua nos 109 anos de Araçatuba

Neste sábado (02) em que se comemora o aniversário de 109 anos de Araçatuba, o Liberal Regional traz para o leitor um caderno especial sobre a cidade, destacando o desenvolvimento, a história, personagens e o futuro do município que nasceu com a chegada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Fundada em 1908, naquela época a região era uma grande mata, onde habitavam índios kaingang. Um vagão de trem feito de madeira serviu como dormitório e cozinha para os primeiros trabalhadores da ferrovia.

MOMENTO HISTÓRICO

Neste ano Araçatuba reviveu um pouco de sua história ao homenagear os primeiros moradores destas terras, os índios. A Prefeitura instalo na Praça Rui Barbosa a escultura Índio Kaingang, do artista Mário Bueno. O trabalho é resultado do Concurso de Apoio a Projetos de Valorização e Preservação da Memória, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura em 2016.

O objetivo da competição foi selecionar projetos que se relacionem com fatos históricos de Araçatuba e o artista foi contemplado na categoria de escultura. No ato, que ocorreu julho, os índios da Aldeia Icatú, de Braúna, participaram e apresentaram suas danças tradicionais, além de fazer um apelo para que não haja preconceito contra seu povo.

BUTECO LEGAL

Além de recordar a história, os eventos preparados pela Prefeitura trazem também festa. Neste sábado acontece a Saideira do Festival de Comida de Boteco de Araçatuba “Buteco Legal”. O evento ocorrerá na praça João Pessoa, das 10h às 23h, uma grande festa aberta ao público e oportunidade para consumir os pratos classificados, a preços populares, com shows musicais durante todo o dia.

Ao final do evento, serão conhecidos os cinco botecos melhores pontuados pela Comissão Julgadora, declarados vencedores do Festival e que receberão os títulos: Boteco Ouro, Boteco Prata, Boteco Bronze e 4º e 5º colocados, além de prêmios em equipamentos para uso em bares.

O Buteco Legal 2017 faz parte do conjunto de ações planejadas pela Prefeitura Municipal de Araçatuba, Secretaria Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Turismo de Araçatuba (COMTUR) e Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Araçatuba e Região (SINHORES) para incentivar o Turismo de Araçatuba.

ABRE E FECHA

Neste sábado as lojas do comércio funcionarão das 9h às 15h. O horário foi definido no início do ano e divulgado no mês de janeiro em decreto que determinou o funcionamento do comércio para todas as datas comemorativas de 2017.

FERNANDO VERGA – Araçatuba

você pode gostar também