Campanha Fique Sabendo realiza testes gratuitos de HIV e sífilis em Birigui

Neste sábado a Secretaria Municipal de Saúde de Birigui promove o Dia D da campanha “Fique Sabendo”. Serão realizados testes rápidos gratuitos de HIV e Sífilis, das 8h às 14h, no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que funciona no Centro de Especialidades Médicas.

Serão distribuídos preservativos masculinos e femininos e haverá orientações sobre as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e acolhimento.

A ação faz parte da 10ª edição da campanha estadual, que começou na última segunda-feira (27), em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado ontem, sexta (1º).

Os exames são indicados para pessoas que nunca fizeram o teste e possuem vida sexualmente ativa; fizeram sexo oral, vaginal ou anal sem uso de camisinha ou o preservativo rompeu; têm ou tiveram tuberculose, hepatites, ISTs; compartilharam seringas e agulhas; estão grávidas ou pretendem engravidar.

O resultado sai em até 30 minutos. Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica, Mauricéia Gonçalves, todo o processo é sigiloso e os pacientes positivos já saem com encaminhamento médico para início imediato do tratamento gratuito. “O diagnóstico precoce do HIV possibilita uma boa qualidade de vida”, afirmou.

Karen Mendes – Birigui

você pode gostar também