Simulado de acidente com produtos perigosos capacita equipes de atendimento

Com o objetivo de treinar equipes operacionais de tráfego e resgate, além de alinhar a integração das instituições envolvidas em atendimento à emergências na BR-153/SP, a Triunfo Transbrasiliana realizou na quarta-feira (29) um simulado de atendimento a derramamentos de produtos químicos e perigosos. A ação realizada na altura da praça de pedágio de José Bonifácio (km 99) contou com um cenário de colisão entre dois veículos causando derramamento de carga líquida (combustível) e vítimas múltiplas.

A simulação reuniu mais 60 profissionais e começou quando a informação do acidente chegou ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Concessionária. Logo depois, viaturas de inspeção de tráfego e as unidades de resgate mais próximas e o Corpo de Bombeiros chegaram ao local. O Corpo de Bombeiros conteve o derramamento de combustível com jatos de água.

Em seguida, as equipes de emergência da Concessionária chegaram para retirada e atendimento das vítimas com roupas especiais contra contaminação de produtos perigosos, implantação da sinalização adequada e isolamento da área. De acordo com o Gerente de Operações e Segurança Viária, Vlademir Barradel, o simulado tentar se aproximar de um cenário mais real possível para treinar as equipes de resgate, oferecer ainda mais segurança e o melhor atendimento possível aos usuários da rodovia.

Parte do Plano de Ação de Emergência – PAE da Companhia, a iniciativa contou ainda com a participação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), ambos de Rio Preto, o Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (Cobom) e alunos do curso técnico de enfermagem Oswaldo Bertazoni de José Bonifácio, que fizeram os papeis das vítimas de acidente durante a simulação.

Em casos de acidentes na BR-153/SP, os usuários podem acionar a Concessionária pelo 0800 72 30 153. O Centro de Controle Operacional (CCO) fica responsável em deslocar os recursos disponíveis e adequados para atendimento das ocorrências.

Da Redação

você pode gostar também