Araçatuba será pioneira em coleta seletiva em 100% da cidade

A Prefeitura de Araçatuba e a Monte Azul Ambiental lançarão, neste sábado (2), aniversário da cidade, a coleta seletiva de lixo em 100% do município. Araçatuba será pioneira em ter 100% de coleta seletiva.

A partir de segunda-feira, dia 4, caminhões específicos da Monte Azul Ambiental iniciarão a coleta de materiais recicláveis em todos os bairros. O cronograma prevê a coleta separando os bairros entre os cinco dias da semana, nos períodos diurno e noturno, sendo das 6h às 15h48 e das 16h às 00h48. A coleta do lixo comum continuará sendo realizada normalmente em cada bairro.

A população deve preocupar-se apenas em separar o lixo seco do orgânico. São considerados materiais recicláveis garrafas, garrafões, frascos vazios de remédios e perfumes, copos, latas de bebidas e de refrigerantes, ferragens, pregos, panelas, embalagens longa-vida, listas telefônicas, jornais, cadernos, revistas, livros, caixas de papel e papelão, garrafas e sacolas plásticas, brinquedos, utensílios domésticos, embalagens de produtos de limpeza e de higiene pessoal, etc.

Os materiais coletados serão encaminhados à cooperativa CooperAraçá, localizada dentro do aterro, que será responsável por fazer a separação dos itens.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Petrônio Pereira Lima, a realização da coleta seletiva em 100% da cidade colabora para que a vida útil do aterro seja prolongada. “Além de auxiliar na conservação do meio ambiente, não podemos deixar de citar que isso ‘ desafoga’ o acúmulo de lixo no aterro. E isso também traz geração de renda às famílias que trabalham na cooperativa”.

COLETA

Para a coleta seletiva estima-se total de 700 toneladas na vigência do contrato. A unidade de triagem e compostagem deve trabalhar com pelo menos 9 mil toneladas de materiais durante a vigência do contrato e a destinação final de madeiras e galhos em local licenciado com um mínimo de 300 toneladas por ano. A coleta seletiva passará de porta em porta e nos locais que possuem PEV (Ponto de Entrega Voluntária), cabines onde as pessoas podem depositar material reciclável. Também recolherá materiais separados nas 68 escolas municipais.

DA REDAÇÃO – Araçatuba

você pode gostar também