Andradina apresenta projeto do contorno ferroviário no Dnit

A prefeita Tamiko Inoue esteve quarta-feira (28) no Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), em Brasília, para apresentar o projeto do contorno ferroviário do município. Tamiko estava acompanhada do assessor de Assuntos Estratégicos e ex-prefeito Jamil Ono, do secretário de Obras e Infraestrutura, Ernaldo Calvoso, do secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Manoel Messias, e da assessora Keila Vianna.

A comitiva foi recebida pelo coordenador geral de obras ferroviárias, Marcelo Chagas, pelo engenheiro do consórcio STF, João Batista, e ainda contou com a presença do diretor geral da Urbaniza, que é a empresa responsável pelo projeto, Lorenzo Linhares.

Tamiko continua o trabalho iniciado na gestão Jamil Ono que busca a retirada dos trilhos da linha férrea do centro da cidade. “O Governo de Andradina está preparando todo o caminho para a conquista de mais este sonho”, explica Tamiko destacando que Andradina é o único município da Malha Oeste, que liga Mairinque (SP) à Corumbá (MS), com o projeto pronto e entregue ao Dnit.

O projeto do contorno está agora sob a análise do Dnit que já havia aprovado EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental), que apontou o contorno como a opção mais viável para resolver o problema causado pela linha férrea que cruza todo o centro urbano de Andradina provocando além do transtorno em termos de mobilidade, o risco de sérios acidentes.

Segundo explica o secretário de Obras, Ernaldo Calvoso, o projeto contempla os aspectos técnicos, como as inclinações, raios de curvatura, traçado, obras de artes e o próprio leito. “Após a aprovação ou atendimento dos pedidos entra a parte dos detalhes”.

Messias ressalta que um dos caminhos para a retirada é através do corredor bioceânico, onde o traçado de Andradina também faz parte na região Oeste do estado de São Paulo, que permite a ligação do porto de Santos até os portos do Peru e Chile. “Estamos avançando em mais uma etapa no trabalho célere iniciado por Jamil e continuado por nossa prefeita Tamiko”.

Da Redação

você pode gostar também