Chuva causou estragos em cidades da região neste fim de semana

A chuva chegou com força neste fim de semana e causou estragos em cidades da região. Ruas ficaram alagadas, árvores caíram e estruturas de uma praça e de lojas foram danificadas. Em Araçatuba, entre 07h deste sábado (25) e 7h desta segunda-feira (27) choveram 111,3 milímetros, conforme o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO), mais que todo o restante registrado pelo órgão no mês de novembro, que vinha acumulando 69,3 milímetros.

Este slideshow necessita de JavaScript.

De acordo com a Prefeitura de Araçatuba, no sábado houve interdição parcial da Rua Olavo Bilac, no trecho entre as ruas Floriano Peixoto e Campos Salles, por conta da queda de uma árvore e de fios da rede elétrica. O problema já foi sanado. No bairro Lago Azulo, zona sul da cidade, houve reclamação de moradores por alagamento em ruas. E na Praça Getúlio Vargas, no bairro Higienópolis, o toldo que cobre a academia ao ar livre foi danificado. Até o momento, o principal ponto crítico da cidade, a Lagoa das Flores, não registrou alagamento.

BIRIGUI

Em Birigui a situação foi muito pior que em Araçatuba. A região da Avenida João Cernach, que compreende o Parque do Povo, foi a mais atingida e ficou completamente alagada nesta segunda-feira (27). O córrego que passa no meio da avenida transbordou e subiu até o ponto de quase cobrir os carros que estavam estacionados.

No sábado, quando a chuva começou de forma mais intensa na cidade, fotos foram compartilhados pelas redes sociais mostrando a queda do totem do Supermercado Muffato, no cruzamento entre as ruas Mário Souza Campos e Bandeirantes, na Vila Roberto. O acidente ocorreu próximo às 20h30 e a torre atingiu veículos e uma cerca, provocando interdição no trânsito. Não houve feridos e a região do bairro também ficou sem energia.

Um vídeo gravado dentro do Supermercado Amigão, também de Birigui, mostra uma grande quantidade de água entrando pelo teto e atingindo mercadorias e os caixas; num determinado momento, parte do forro de PVC desaba e ouve-se gritos das pessoas que estavam no estabelecimento. A forte ventania que atingiu a cidade chegou a 80 km/h. De acordo com a Defesa Civil de Birigui foram registradas cerca de 100 quedas de árvores e uma casa foi destruída.

No final da tarde de ontem, devido a problemas estruturais em uma pequena ponte na Ru Tupi, próximo ao sistema viário que dá acesso a às rodovias Teotônio Vilela (Araçatuba) e Gabriel Melhado (Bilac e Buritama), o trecho foi interditado, comprometendo os acesso. Os motoristas precisam buscar rotas alternativas.

TRÊS LAGOAS

Na tarde de sábado o temporal que atingiu Três Lagoas (MS) causou queda de energia, deixando cerca de oito mil moradores sem luz, conforme a concessionária Elektro, deixando bairros como Centro, Santa Terezinha, e Parque São Carlos apagados. A empresa mobilizou cerca de 50 eletricistas para regularizar a situação.

O Balneário Municipal precisou passar por limpeza nesta segunda-feira (27) para recolhimento de galhos quebrados, mas não houve danos às estruturas do local. Entre sábado e domingo foram registrados cerca de cinco mil raios na cidade, conforme a Elektro, e ventos que atingiram 84,6 km/h.

PREVISÃO

O Instituto Nacional de Meteorologia colocou a região em alerta para o risco de chuvas intensas, que podem chegar acompanhadas de fortes rajadas de vento. Para os próximos dias a previsão é de sol para Araçatuba, mas com expectativa de pancadas de chuva entre o final das tardes e durante as noites. Há previsão de chuva até o dia 5 de dezembro.

Em Birigui, a previsão também é de mais chuvas nos próximos dias, principalmente entre o fim de tarde e começo da noite, e deve permanecer assim até o dia 5 de dezembro, conforme o Climatempo. Já Três Lagoas deve ter uma trégua nos próximos dias, mas a partir de três de dezembro as chuvas devem retornar à cidade de forma intensa.

FERNANDO VERGA – Araçatuba

você pode gostar também