Placas com dados errados desinformam usuários da Rodovia Marechal Rondon

As placas de sinalização podem ser encontradas ao lado ou suspensas sobre a pista, transmitindo mensagens mediante legendas e/ou símbolos pré-conhecidos e legalmente instituídos. A finalidade da placa é manter o fluxo de trânsito em ordem e segurança. A sinalização gráfica vertical é feita com dispositivos diversos, os quais são dimensionados em função da velocidade de diretriz da via e confeccionadas com materiais refletivos para garantir visibilidade noturna. Há três espécies de placas: de regulamentação (cores: branca vermelha e preta); de advertência (cores: amarela e preta) e

de indicação (cores: azul, verde, branca e preta). Porém, há placas na Rodovia Marechal Rondon que desinformam o usuário, pois apresenta erros de quilometragem de distância de cidades.

As placas de regulamentação são usadas em grande escala nas vias urbanas, mas também são colocadas nas estradas e são instituídas por legislação. As placas de advertência indicam aos condutores os perigos que não lhes sejam perceptíveis. Suas mensagens têm caráter de recomendação. São de forma quadrada, nas cores amarela e preta e sua colocação é tal que suas diagonais ficam nas posições vertical e horizontal.

Já as placas de indicação têm caráter de orientação ao motorista e podem ser de quatro tipos: Orientação e Destino (informando distâncias e cidades); Serviços Auxiliares (postos, restaurantes e outros); Educativas (orientando sobre cinto de segurança) e Atrativos Turísticos (citando atrativos da região).

ERROS NAS PLACAS

A reportagem de O LIBERAL constatou erro nas placas de indicação (orientação e destino). No quilômetro 562, pouco antes do pedágio (sentido interior), em Rubiácea, há uma placa indicando a distância de Valparaíso 15 quilômetros, Mirandópolis – 40 quilometros e Andradina 77 quilômetros. Aproximadamente 500 metros à frente, logo após o pedágio (mais perto das cidades citadas), há outra placa, indicando Bento de Abreu (que é antes de Guararapes) – 15 quilômetros, Mirandópolis – 45 quilômetros e Andradina – 79 quilômetros. Inexplicavelmente, ao aproximar-se das cidades, usuário verá placas indicando distância maior. No caso de Mirandópolis, a distância passou de 40 para 45 quilômetros. Um usuário questionou: Como acreditar na sinalização desta concessionária?.

Da REDAÇÃO – Araçatuba

você pode gostar também