Hemocentro fechou novembro com 1034 bolsas de sangue coletadas

Neste sábado (25) foi comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, data especial em homenagem às pessoas que praticam este ato considerado solidário. O Hemocentro de Araçatuba recebeu os doadores com decoração de natal montada, distribuição de camisetas e café da manhã. O Banco de Sangue da Unimed também teve programação especial para os doadores, que foram recepcionados com café da manhã.

Segundo Aline Durante Andrades, que é agente de captação de doadores há 11 anos, durante o mês de novembro foram coletadas 1034 bolsas de sangue, quantidade que a agente afirma estar na média. ” Na semana passada nosso índice estava baixo para alguns tipos sanguíneos, mas nesta semana conseguimos melhorar um pouco ” , diz Aline. O balanço de novembro já foi divulgado por que o Hemocentro fecha seu calendário mensal antes do final de cada mês.

Na sexta-feira (24), véspera do Dia do Doador, o órgão recebeu a caravana de doadores de Valparaíso, que mensalmente vem a Araçatuba com pelo menos 20 pessoas dispostas a fazer a doação. Por conta deste grupo, a movimentação final chegou a 54 doadores, quando a média diária é entre 20 ou 40.

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população brasileira doa sangue, número que está dentro dos parâmetros, de pelo menos 1%. Entretanto, está longe da meta da Organização Mundial da Saúde (OMS), que prevê um mínimo de 3% de doadores.

Para doar, o Hemocentro orienta um preparo básico que é muito simples: uma boa noite de sono e um café da manhã. É preciso levar documento com foto para preencher o cadastro. Ele fica na Avenida Arthur Ferreira da Costa, 330. Os horários de atendimento são de segunda-feira, das 8h às 19h, de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e de sábado, das 7h às 12h.

DIA DO DOADOR

A data foi estabelecida em 30 de junho de 1964 pelo presidente Castello Branco, que definiu o dia 25 de novembro como o Dia do Doador – é também a data do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue. Além desta data, o dia 14 de junho é comemorado como o Dia Mundial do Doador de Sangue.

FERNANDO VERGA – Araçatuba

você pode gostar também