Embaixador e cônsul japoneses são declarados hóspedes oficiais de Araçatuba

Em visita oficial à região Noroeste Paulista, pela celebração dos 110 anos da imigração japonesa ao Brasil, o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, e o Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, receberam os decretos que os declararam hóspedes oficiais do Município de Araçatuba.

As autoridades nipônicas vieram acompanhadas pelo deputado federal Walter Ihoshi e foram recebidos em Araçatuba pelo prefeito Dilador Borges, o vereador Marcio Saito e representantes da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba, na própria sede.

O prefeito Dilador Borges foi presenteado com um relógio de mesa e um calendário de ikebana, arte floral tradicional japonesa.

O cônsul-geral Yasushi Noguchi declarou a vontade de demonstrar o respeito que desenvolveu pela comunidade NIkkei no Brasil, especialmente em São Paulo, onde notou grande presença de pessoas originárias do noroeste paulista. “Foi a partir desta constatação que me despertou o interesse de conhecer esta região, por saber do grande número de paulistas nascidos nesta região e que contribuíram para o crescimento de Sâo Paulo”.

O embaixador Akira Yamada conta que sua história no Brasil remonta à juventude nos anos 60, quando veio em idade estudantil. “Desde então tive razões suficientes para chegar onde hoje estou e trabalhar para sempre melhorar nossas relações com esse país que tão bem acolheu os japoneses em toda nossa história de imigração”, agradece.

“É uma grande honra receber tão grandes autoridades em nossa terra querida, bem como fui sempre muito carinhosamente recebido pela comunidade nipo-brasileira de Araçatuba e região. Acredito na ótima relação histórica entre os dois países e que o Japão, sendo uma nação desenvolvida e próspera, sempre terá muito a nos ensinar e contribuir”, finaliza o prefeito de Araçatuba.

Da REDAÇÃO – Araçatuba

você pode gostar também