Editora da Academia Araçatubense de Letras lança seu primeiro livro neste sábado

Ser senhor e dono de sua própria obra é o sonho dos escritores do mundo. Foi dessa forma que o escritor, professor e membro fundador da Academia Araçatubense de Letras (AAL) Hélio Consolaro resumiu a recente conquista da entidade, que criou sua própria editora. O primeiro fruto deste trabalho será lançado neste sábado (25): o livro “Araçaletras – Araçatuba sob vários olhares”, que reúne textos de escritores ou personalidades que escrevem sobre a cidade. O evento será na sede da Academia, das 16h às 22h.

Para a AAL, que é presidida pela escritora Yara Pedro de Carvalho, esta é uma forma de comemorar o aniversário de 109 anos de Araçatuba, que estarão completos no próximo dia dois de dezembro. O livro nasceu de uma ideia que já foi edital do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Araçatuba, mas não foi adiante por que houve projetos que concorreram nesta modalidade, o que levou ao cancelamento do concurso; a previsão era reunir textos literários sobre Araçatuba.

Desta forma, a AAL resolveu fazer por conta própria o livro, reunindo textos de araçatubenses, inclusive de alguns que não moram na cidade, como o filósofo Renato Janine Ribeiro, professor da USP e ex-ministro da Educação, Ayrton Salvanini, artista da dramaturgia brasileira, Carlos Eduardo Gabas, ex-ministro da Previdência Social, entre vários outros.

A entidade, que já publicou diversos livros e revistas ao longo de sua história, pretende continuar financiando suas publicações por meio de parcerias com o poder público e a iniciativa privada. O grupo de escritores que integra a AAL possui profissionais com experiência em editoração de livros que cuidarão das obras em desenvolvimento. Poderá também lançar obras digitais, formato de publicação cada vez mais comum e que permite uma divulgação mais ampla pela internet.

A editora Academia Araçatubense de Letras tem a prestação de serviço como objetivo, e não o lucro, mas poderá utilizar o que for obtido com a publicação e venda de livros para financiar seus projetos de fortalecimento da Literatura. Este primeiro lançamento contou com apoio financeiro de empresas e de pessoas da cidade.

FERNANDO VERGA – Araçatuba

você pode gostar também