TSE desmente comunicado sobre prazo e multa relacionado ao cadastro biométrico

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desmentiu um boato que tem circulado pelas redes sociais nesta semana relacionado ao cadastro biométrico. Conforme a falsa comunicação, se o eleitor não comparecer a um Cartório Eleitoral para realizar o cadastro biométrico até 7 de dezembro será multado em R$ 150,00, além de ter CPF, RG e habilitação suspensos.

Confira o que diz o texto que está sendo repassado nas redes sociais:

” Olha só o que o governo inventou para pegar dinheiro do povo, lançou uma lei para todos os eleitores fazerem a biometria mas não avisou nada para ninguém e o prazo vai até 7/12 quem não fizer vai pagar uma multa de 150,00 enquanto não pagar o seu cpf rg habilitação fica suspenso vc não vai poder dirigir nem usar rg nem cpf enquanto não pagar a multa , o prazo para não pagar multa é até 7/12, so que ninguém ta sabendo, vai ser um Deus nos acuda espalhem para o maior numero possível gente. “

De acordo com a assessoria de imprensa do TER-SP a procura pelo agendamento online do cadastramento biométrico aumentou tanto que resultou numa lentidão do sistema. Segundo o órgão, na próxima eleição só será obrigatório o uso da biometria em 85 cidades do Estado de São Paulo e Araçatuba não está incluída na lista.

Nas cidades em que a biometria será exigida o atendimento será feito até março de 2018, com exceção às cidades de Botucatu, Itatinga, Várzea Paulista e Pardinho, onde os eleitores têm até 19 de dezembro para efetuar o cadastramento. Caso os eleitores destas cidades não façam o cadastramento eles terão o título cancelado.

Em Araçatuba, o cadastro biométrico segue em ritmo lento. Conforme a última atualização do Cartório Eleitoral, feita em outubro, apenas 17,6% do público cadastrado nas duas zonas eleitorais da cidade, que agregam também o município de Santo Antônio do Aracanguá, compareceu para colher as digitais. Isso corresponde a 25 mil eleitores de um total de 142 mil. O cadastro iniciou em 24 de agosto de 2015.

AGENDAMENTO

Para colher a biometria é preciso fazer o agendamento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral – www.tre-sp.jus.br <http://www.tre-sp.jus.br>. Uma vez na página, acesse a área do Eleitor, vá para Agendamento e depois para Solicitar Agendamento. Aí é só preencher com as informações que o procedimento será feito. Também é possível agendar pessoalmente no Cartório Eleitoral e também na unidade do Poupatempo de Araçatuba. O Cartório Eleitoral de Araçatuba fica na rua Brigadeiro Luís Antônio, 46, bairro Higienópolis. O horário de funcionamento é das 12h às 18h e o telefone para contato é o 3608-9477.

FERNANDO VERGA – Araçatuba

você pode gostar também