Tributo à música de raiz abre programação da virada caipira

Começa nesta sexta-feira a 1ª Virada à Moda Caipira de Araçatuba, evento que terá uma programação de mais de 12 horas de atrações culturais sertanejas, entre música, danças e comidas típicas.

Marcando o início da programação, acontece no Teatro Castro Alves hoje, a partir das 20h30, o show Tributo à Cultura e Música Caipira, uma apresentação do mundo caipira através da música de raiz, contação de causos e poesias.

O show busca resgatar o jeito caipira paulista de ser, apresentando criações artísticas que transmitem os valores e tradições do interior. A entrada é gratuita.

Os artistas Duxtei Vinhas Itavo, Cidinha Baracat, Manuela Trujillo, Yara Pedro de Carvalho, Daniel das Flores, Osvaldinho Berranteiro, Virgílio Trevizan “Serestino”, Paulo Cardoso e Waldir Silva apresentarão um repertório rico que relembrará grandes nomes da cultura da música raiz.

SHOWS

Dando sequência à Virada à Moda Caipira, no sábado (25), serão realizados 15 shows musicais de artistas sertanejos de Araçatuba, Birigui, Buritama, Lourdes, Mirandópolis e Nova Luzitânia. Os shows acontecerão na avenida Doutor Alcides Fagundes Chagas, a avenida do recinto de exposições.

Serão montadas barracas para comercialização de comidas e artesanato típicos da região e a renda será revertida para entidades assistenciais e culturais da cidade. A programação começa amanhã às 11h.

O encerramento da Virada à Moda Caipira ficará por conta da dupla Mayck & Lyan, de Alta Floresta, Mato Grosso do Sul. Os cantores foram revelados no programa Raul Gil e têm em seu repertório composições próprias e sucessos do sertanejo universitário e clássicos da viola caipira.

CUSTOS

A 1ª Virada à Moda Caipira é uma forma da secretaria de Cultura compensar a população após o cancelamento, por falta de recursos, da Virada Cultural Paulista que seria realizada na cidade no mês de maio.

Segundo a secretária Maria Tereza Assis Lemos Marques de Oliveira, conhecida como Tieza, a proposta do evento é revelar e dar visibilidade aos artistas sertanejos da região. Ainda segundo ela, o orçamento da virada caipira é reduzido.

“Cada prefeitura parceira na realização do evento está custeando a vinda dos artistas para a virada e a proposta da secretaria é criar após o evento um cadastro único de artistas da região para facilitar a divulgação de seu trabalho”, explicou.

O orçamento total do projeto não foi divulgado pela secretaria, porém Tieza afirmou que os recursos são da própria pasta e da Secretaria Estadual de Cultura. Ainda segundo ela, só haverá pagamento de cachê para a dupla Mayck & Lyan.

A 1ª Virada à Moda Caipira é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura de Araçatuba em parceria com os municípios de Birigui, Buritama, Lourdes, Mirandópolis e Nova Luzitânia e tem o apoio da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte).

Karen Mendes – Araçatuba

você pode gostar também