No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro terá café da manhã especial

Neste sábado (25) é o Dia Nacional do Doador de Sangue, data que homenageia as pessoas que doam o próprio sangue para salvar outras vidas. Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população brasileira doa sangue, número que está dentro dos parâmetros, de pelo menos 1%. Entretanto, está longe da meta da Organização Mundial da Saúde (OMS), que prevê um mínimo de 3% de doadores.

A data foi estabelecida em 30 de junho de 1964 pelo presidente Castello Branco, que definiu o dia 25 de novembro como o Dia do Doador – é também a data do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue. Além desta data, o dia 14 de junho é comemorado como o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Em Araçatuba existem dois núcleos coletores de sangue. No Hemocentro, que fica na Avenida Arthur Ferreira da Costa, haverá um café da manhã especial para os doadores. O horário de funcionamento será das 7h às 12h. O órgão atende 18 hospitais da região, sendo o principal deles a Santa Casa de Araçatuba. Segundo a agente de captação Aline Durante de Andrades, o estoque de bolsas dos tipos sanguíneos mais utilizados está em baixa, como o A negativo, A positivo, O negativo e O positivo. Os demais tipos de sangue, B e AB estão com situação dentro do normal.

A agente trabalha no local há 11 anos e diz que a média mensal é de 1500 candidatos a doador, mas a coleta acaba sendo de aproximadamente 1200 bolsas. “Às vezes nem isso, pois muitos ficam na triagem por conta de algum motivo ” , diz Aline. Conforme a agente, está havendo uma queda geral no número de doadores e a quantidade de bolsas está menor que no mesmo período do ano passado. Conforme Aline, o final de ano é um dos períodos mais difíceis para conseguir doadores por conta de férias e festas.

Para doar, o Hemocentro orienta um preparo básico que é muito simples: uma boa noite de sono e um café da manhã. É preciso levar documento com foto para preencher o cadastro. Ele fica na Avenida Arthur Ferreira da Costa, 330. Os horários de atendimento são de segunda-feira, das 8h às 19h, de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e de sábado, das 7h às 12h.

NA UNIMED

O Banco de Sangue da Unimed, que funciona dentro do próprio hospital, na Via Teotônio Vilela, também oferecerá café da manhã aos doadores e abrirá das 07h às 13h. Conforme o hospital, o estoque também precisa aumentar, principalmente nos tipos sanguíneos ” A ” e ” O ” . O estacionamento para doadores é gratuito. (Com Karen Mendes)

FERNANDO VERGA – Araçatuba

você pode gostar também