Birigui deve publicar edital do transporte público nos próximos dias

O edital para a licitação do transporte público de Birigui deve sair nos próximos dias, uma vez que a Prefeitura do município publicou nesta quinta-feira (23) o Ato Justificativo de Outorga de Concessão. Esta é uma exigência legal em que o município apresenta os argumentos que sustentam o interesse público e a conveniência de conceder o serviço a uma empresa, bem como torna público que a licitação será instaurada.

O prefeito Cristiano Salmeirão (PTB) já afirmou, em outra reportagem publicada pelo Liberal, que edital privilegiará a acessibilidade de pessoas com deficiência, uma vez que a atual frota tem aproximadamente dez anos e não possui ônibus acessíveis, “motivo que nos leva a envidar todos os esforços para agilizar o processo de licitação”, havia dito o prefeito Cristiano Salmeirão (PTB).

A expectativa é que o edital trará como obrigatório que todos os veículos deverão ser adaptados com equipamentos de acessibilidade, como rampas ou elevadores, e que a empresa vencedora terá um prazo de 90 dias para realizar a adaptação. O município enfatiza que os ônibus não entrarão em operação se não estiverem de acordo com as especificações do edital.

ENTRAVE
A licitação para o transporte público de Birigui foi lançada no governo do ex-prefeito Pedro Bernabé (PSDB), em 2015, e vinha apresentando uma série de problemas, o que levou o prefeito Cristiano Salmeirão a anular o certame e iniciar um novo. O município contratou uma consultoria especializada, que levantou todos os erros presentes no antigo edital, e a partir daí elaboraram outro.

Entre os erros apontados estavam a demonstração dos critérios de cálculo, que não estavam devidamente apresentadas (custos variáveis, fixos, depreciação e remuneração); quantificação correta da frota operacional e de reserva, sendo que o edital anulado fazia referência a quantitativos que não correspondiam ao projeto básico.

A consultoria contratada fez o diagnóstico do transporte público coletivo, apresentou os prognósticos, os quais foram validados pela Prefeitura, elaborou o Projeto Básico e os Anexos, todos em conformidade com as diretrizes desta Prefeitura. De acordo com a Prefeitura, o novo edital demonstrará detalhadamente e de forma objetiva todos os insumos utilizados e as fontes de referência das informações, indicadores, coeficientes e demais itens utilizados no projeto básico e seus anexos.

TECNOLOGIA
Os ônibus coletivos de Birigui apresentarão também algumas mudanças com relação à inclusão de novas tecnologias. Conforme a Prefeitura, haverá implantação de sistemas inteligentes de transportes, como a Bilhetagem Eletrônica, que permitirá a integração tarifária; a Central de Controle Operacional (CCO), que permitirá a fiscalização da operação dos ônibus. o Sistema de Informação ao Usuário (SIU) via internet, por SMS, smartphones e site, que permitirá, além de outros benefícios, informações em tempo real sobre o horário dos ônibus nos pontos de paradas. Conforme a Prefeitura, isso possibilitará que o usuário chegue ao ponto próximo ao seu horário de embarque, evitando esperas desnecessárias.

Da Redação

você pode gostar também