Home Cidades Araçatuba Hemocentro fará coleta no feriado da Consciência Negra

Hemocentro fará coleta no feriado da Consciência Negra

7 tempo de leitura
0
0
32

O Hemocentro de Araçatuba funcionará normalmente das 08 às 19h na próxima segunda-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra, quando os serviços públicos e bancários estarão fechados e o comércio atenderá em horário reduzido. O órgão, que está com o estoque de bolsas dos tipos sanguíneos mais utilizados em baixa, espera receber algum público neste dia, uma vez que feriados prolongados costumam diminuir ainda mais o volume de doadores.

Os tipos sanguíneos que o Hemocentro mais necessita são o A negativo, que está com apenas três bolsas no momento, quando o ideal seria 40; A positivo, que está com 79 bolsas e deveria ter 200; O negativo, com 7 bolsas, sendo que o ideal é ter 40; e O positivo, que deveria ter 250, mas está com 103 bolsas. Os demais tipos de sangue, B e AB estão com situação dentro do normal. O Hemocentro atende 18 hospitais da região, sendo o principal deles a Santa Casa de Araçatuba.

De acordo com a agente de captação de doadores Aline Durante de Andrades, que trabalha no local há 11 anos, a média mensal é de 1500 candidatos a doador e a coleta acaba sendo de aproximadamente 1200 bolsas. “Às vezes nem isso, pois muitos ficam na triagem por conta de algum motivo”, diz Aline. Conforme a agente, está havendo uma queda geral no número de doadores e a quantidade de bolsas está menor que no mesmo período do ano passado. Conforme Aline, o final de ano é um dos períodos mais difíceis para conseguir doadores por conta de férias e festas.

PERFIL DOS DOADORES

Pela experiência que tem no serviço, Aline identifica três tipos de doadores. Os frequentes, que são aqueles que sempre retornam após um período de 60 ou 90 dias, chegam de 500 a 600 por mês; os esporádicos, que aparecem uma vez por ano, somam cerca de 200 doadores por mês. E os que estão doando pela primeira vez são os novos doadores, um total de 300 por mês, aproximadamente. “Parece que é muito, mas a população não deve pensar assim. Nós precisamos de mais doadores frequentes, que venham doar e voltem mais vezes, mas que não seja uma doação esporádica ou apenas quando um parente está precisando”, reforça.

TIPOS DE SANGUE

O procedimento para doar é rápido. Em um dia normal, a pessoa passa por todo o atendimento e está liberada em 40 minutos. Com mais movimento, em até uma hora. Aline diz que todo tipo de sangue é bem-vindo, mas os que mais precisam de doadores são os do tipo O positivo e negativo e A negativo. “O sangue O positivo é o que a maior parte da população tem. É um sangue que utiliza em todos os positivos, mas só recebe dele mesmo e do O negativo. Então, o sangue O negativo não pode ser passado para uma pessoa que é O positivo, mesmo que a gente tenha a tipagem, por que é um sangue que falta”, explica.

Todas as pessoas que se enquadram nos requisitos podem se tornar doadores: ter idade entre 16 e 69 anos, menores de 16 devem pesar 65 quilos e devem estar acompanhados do responsável no momento da doação e maiores de 18 devem ter peso igual ou acima de 50 quilos, além de ter boas condições de saúde. Não pode doar quem já teve malária, sífilis, doença de chagas, hepatite B após os 10 anos, AIDS, pessoas que têm relações sexuais de risco e quem já teve algum tipo de câncer. Quem faz tratamento medicamentoso ou passou por algum procedimento médico recentemente precisa procurar o Hemocentro para se informar, pois há procedimentos diferentes para cada situação.

Para doar, o Hemocentro orienta um preparo básico: uma boa noite de sono e café da manhã. É preciso levar documento com foto para preencher o cadastro. Ele fica na Avenida Arthur Ferreira da Costa, 330. Os horários de atendimento são de segunda-feira, das 8h às 19h, de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e de sábado, das 7h às 12h.

Fernando Verga

Load More Related Articles
Load More By marcio123rocha
Load More In Araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Desvendando o Fenômeno: O sucesso Avassalador dos Jogos Crash no Brasil

Descubra como os jogos de Crash conquistaram o Brasil, oferecendo emoção e prêmios em site…