Festa Afro marca comemoração do Dia da Consciência Negra em Andradina

Nesta segunda-feira feriado (20) quando se comemora o Dia da Consciência Negra, a Secretaria de Promoção à Cidadania e Direitos Humanos do Governo de Andradina realiza a Festa Afro no Centro Cultural Pioneiros de Andradina a partir das 19h.

Roda de capoeira, discussões sobre o tema, maquiagem e tranças afro, apresentações artísticas, um desfile de belezas negras e um show de pagode movimentaram a noite que promete valorizar a cultura afro-brasileira que tanto contribuiu com a história do país como explica a secretária da pasta, Paola Kotaki.

“Este evento fecha a nossa Semana Afro, onde reforçamos nossas ações com ênfase em palestras e orientações. E a Festa é para exaltar a comunidade afro andradinense que enriquece nossa sociedade com tantas peculiaridades e consideravelmente na identidade do nosso povo”, ressaltou Paola.

A coordenadora de Igualdade Racial, Marinalva Pereira, destacou também a participação dos povos tradicionais de matrizes africanas na Festa Afro e falou da experiência com o contato em diversas esferas da sociedade.

“Quero enfatizar a necessidade das datas comemorativas, principalmente para reflexão, pois se a consciência existisse em cada pessoa não existiria preconceito nem discriminação. Sugiro que todos aproveitem para refletir sobre importância de cada comunidade no mundo e da necessidade de paz no coração de todos os povos”, comentou Marinalva que palestrou em várias instituições sobre a Semana da Consciência.

“O feedback é imediato. As pessoas estão atentas aos casos de discriminação amplamente divulgados na mídia e fazem questão de opinar e ainda relembrar grandes nomes afro-brasileiros da história, como Zumbi dos Palmares”, completou.

Da Redação

você pode gostar também