Saúde vai realizar mutirão de exames

O Departamento Municipal de Saúde de Guararapes vai realizar no dia 25, a Campanha Novembro Azul. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a necessidade de diagnosticar precocemente o câncer de próstata, que no Brasil, é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele, segundo informações do Inca (Instituto Nacional do Câncer).

Durante o período das 8h às 16h, no Centro de Saúde (Postão), será oferecida a coleta de PSA e também o rastreamento de hipertensão e diabetes. O público alvo será homens com idade entre 50 a 69 anos e, principalmente, aqueles que ainda não realizaram o exame de PSA neste ano. Segundo a enfermeira coordenadora da campanha, Sabrina de Cristo Ramos, espera-se que 2.723 homens do município passem pelo Centro de Saúde durante a ação. Para fazer o exame é necessário um preparo:

– estar em jejum de três horas;
– respeitar abstinência sexual de dois dias;
– não praticar exercício em bicicleta, anda a cavalo ou motocicleta em dois dias;
– não ter usado supositório ou submetido ao toque retal por dois dias;
– não ter sido submetido à sondagem uretral há três dias.

SINTOMAS DA DOENÇA
Em muitos casos o câncer de próstata não manifesta sintomas na fase inicial, porém na fase mais avançada a doença pode manifestar-se através de sinais como: dificuldade em urinar, muitas vezes com jato fraco ou em gotas; dor ou ardor ao urinar; vontade freqüente de urinar, acordando de noite para urinar; sensação de que a bexiga ainda está cheia, mesmo após urinar; urina escura devido à presença de sangue e dor ao ejacular e sêmen escurecido.

SERVIÇOS DE SAÚDE
A Saúde Municipal de Guararapes possui um urologista, especialista em urologia que realiza exames preventivos, como o de próstata, e atende no Centro de Saúde, onde são feitos 40 exames de PSA por mês.

Em agosto deste ano, a Carreta de Barretos esteve na cidade e realizou 50 exames de PSA em um dia.

Da Redação

você pode gostar também