Prefeitura de Araçatuba abre licitação para transporte escolar

A Prefeitura de Araçatuba publicou nesta terça-feira (14) aviso de licitação para contratação de empresa para prestação de serviços de transporte de alunos. Trata-se de um pregão presencial e o edital já está disponível no site do município (aracatuba.sp.gov.br). Os envelopes “proposta de preços” e “habilitação” devem ser entregues no dia 11 de dezembro, às 09h, na sala de licitações. O serviço atende tanto alunos da rede municipal quando das escolas estaduais.

Diariamente a Secretaria Municipal de Educação realiza o transporte de estudantes por 91 linhas, das quais 27 são mantidas com equipe própria do município. Conforme edital, 47 linhas distintas serão disputadas pelas empresas interessadas, das quais 40 já são rotas terceirizadas que estão com contratos vencendo e sete são novas. Destas sete linhas novas, três estão sendo realizadas por empresa contratada emergencialmente para atender aos bairros Águas Claras e Porto Real II e quatro por equipe própria da Educação.

Atualmente, o município conta com 23 empresas que prestam este serviço. Conforme o edital, as rotas que estão sendo licitadas somam 8.173 quilômetros de trajeto por dia, maior que o contorno do litoral brasileiro, que mede 7.367 quilômetros de terras banhadas pelo oceano Atlântico. O valor pago depende de cada rota, segundo a Educação, com valores que partem de R$ 1,03 por quilômetro. Neste preço já está incluso o monitor que atua no cuidado com os estudantes.

Para se ter uma ideia, a linha que busca estudantes das fazendas Floresta, Araçá e Paquetá, assentamento Hugo Herédia, Yate Clube e bairro Engenheiro Taveira roda, diariamente, 420 quilômetros entre o período da manhã e da tarde. Já a linha que busca estudantes no Córrego Azul, nas fazendas Santana das Palmeiras, Estiva, Aracanguá e Nossa Senhora Aparecida faz um trajeto de 540 quilômetros por dia, a maior distância que está sendo licitada.

Já a menor é a que atende estudantes do bairro Porto Real que vão para as escolas Lauro Bittencourt e Joaquim Divo, que percorre diariamente apenas 30 quilômetros.

FROTA MUNICIPAL

Atualmente, a frota própria da Educação é composta por 41 ônibus, que além de serem utilizados nas rotas de estudantes, também atendem atividades extraclasse, como visitas a feiras científicas, apresentações culturais, eventos em outras unidades escolares e outros. Há também três ônibus rodoviários utilizados para visitas extraclasse em outras cidades, como museus em São Paulo, zoológico em Bauru, etc. São 39 motoristas que se dedicam a esta atividade.

Fernando Verga

você pode gostar também