Prefeitura começa a preparar Araçatuba para aniversário de 109 anos

Araçatuba começa a ganhar novos ares a partir desta segunda-feira (13) e, segundo a Prefeitura, especialmente por conta do aniversário da cidade. O município renovará a iluminação dos canteiros centrais da Avenida Brasília e dará início a um novo contrato de conservação de vias e logradouros, ações que pretendem melhorar o visual da cidade que completa 109 anos no dia dois de dezembro.

Como o prefeito Dilador Borges (PSDB) havia antecipado um empresário de Araçatuba, que pediu para não ser identificado, doou R$ 60 mil para aquisição de material elétrico para iluminar os canteiros centrais da Avenida Brasília; eles são de responsabilidade do município, enquanto os postes que estão nas calçadas recebem manutenção da CPFL. O serviço será feito pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SOSP).

Segundo o secretário Constantino Vourlis, da SOSP, a obra contempla melhorias nas caixas de energia para evitar furtos de fios e também a entrada de água, o que vinha ocorrendo a cada chuva. Serão trocadas as lâmpadas, que hoje estão praticamente queimadas ou quebradas. Conforme o secretário a SOSP irá intensificar este trabalho a partir desta segunda-feira para que esteja concluído até o aniversário da cidade.

LIMPEZA

Também na segunda inicia o novo contrato com a Monte Azul Engenharia, assinado na última sexta-feira (10), para a conservação de vias e logradouros públicos. A empresa já prestava esse serviço ao município, mas o contrato anterior previa apenas a capinagem manual e mecanizada e varrição de vias.

Já este acrescenta outros itens: limpeza manual e mecanizada de bocas de lobo e galerias, roçada manual e mecanizada de áreas verdes, ruas e avenidas, limpeza e raspagem de sarjetas, vias e logradouros públicos.

Além disso a empresa também deverá fazer a coleta e destinação dos resíduos dos Ecopontos, que estão localizados no bairro Carraza (Rua Maria Romano Toqueton, 80) e no bairro Lago Azul (esquina entre a Rua José Guerra e Avenida Juscelino Kubitschek).

Conforme Constantino, de início o foco será nas avenidas da cidade. ” Como este serviço estava sendo licitado, nos últimos meses nós seguramos a realização deste trabalho pela SOSP por questão de economia. Agora a empresa assume com força total e daremos início ao plano de limpeza ” , disse o secretário.

DECORAÇÃO DE NATAL

A decoração natalina da cidade deve começar a aparecer nos próximos dias e há uma expectativa de que ela seja inaugurada no dia 15 de novembro. Neste ano diversas localidades, além do Centro, receberão enfeites natalinos. Importantes eixos comerciais, as ruas Marcílio Dias e do Fico serão iluminadas para os festejos de fim de ano. Também será promovido o concurso Iluminação Premiada, que contemplará prêmios para as melhores decorações de lojas e residências.

De acordo com o presidente da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Araçatuba), Wilson Marinho, essa conquista é fruto da parceria entre o comércio local, Sebrae e Prefeitura. ” Todos os anos os enfeites são no Centro, mas nesse ano nós vamos fazer uma experiência e iluminar estas ruas para movimentar mais o comércio ” , afirma.

A Praça Rui Barbosa deve ter também decoração com casa do Papai Noel e serão instaladas duas árvores de Natal totalmente iluminadas, cada uma medindo nove metros de largura por quinze de altura. Uma será instalada na entrada da cidade, próximo à Rodovia Marechal Rondon, e a outra na rotatória conhecida como Pé de Galinha, no final da Avenida José Ferreira Batista.

FERNANDO VERGA – Araçatuba

você pode gostar também