Unip abre hoje a Graphica 2017 com participação internacional

Será aberta hoje a 12ª edição da International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, a GRAPHICA 2017, tendo como tema A evolução da expressão gráfica em suas diversas vertentes. O evento será realizado no período de 26 a 28 de outubro de 2017 pela UNIP, Universidade Paulista, campus de Araçatuba, em parceria com a ABEG (Associação Brasileira de Expressão Gráfica) e apoio fundamental da CAPES, Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior, órgão do MEC.

O coordenador geral do evento, Wilson Barbosa Alves, professor da UNIP e membro da associação, está trabalhando desde o ano passado na preparação da Graphica, juntamente com o diretor regional da Unip Hélio Negri, e os coordenadores de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias Civil e Mecânica do campus local. Alves disse que o objetivo geral é estimular o intercâmbio de ideias e a discussão sobre questões de interesse da área gráfica pela comunidade acadêmica e científica. Ele Alves também ressalta a rara oportunidade de estudantes da cidade apresentarem seus próprios trabalhos, selecionados previamente pela comissão científica.

COMUNICAÇÃO VISUAL

A conferência de abertura da GRAPHICA 2017, prevista para as 19h30 no Teatro da UNIP de Araçatuba, terá como tema ” A Comunicação Visual em Arquitetura e Design: um fator de exclusão ?” e será proferida pelo professo doutor Fernando José Carneiro Moreira da Silva, da Universidade de Lisboa, doutor e mestre pela Universidade de Salford, Reino Unido, em Built Environment, e pós-doutorado em Design pela mesma instituição; especialista em Protocolo Acadêmico e de Estado, com formação pelo Protocolo de Estado da França; Presidente do CIAUD de Lisboa (Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design); Consultor Internacional do CPPq; Coordenador Geral da Universidade de Nápoles. Além dessa importante formação acadêmica, teve participação em diversos projetos de investigação científica financiados pela FCT e pela União Européia.

Além de muitas outras atividades acadêmicas preparadas pela comissão organizadora do evento, como workshops trabalhando assuntos específicos, a pauta de trabalhos prevê ainda as conferências do professor doutor Arivaldo Leão de Amorim, graduado em Engenharia Civil e Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia abordando o tema “Desenvolvimento de Metodologia para a Documentação Científica de Edificações de Importância Histórico-Cultural” e do professor doutor Ivan Luiz de Medeiros, da Universidade Federal de Santa Catarina, que falará sobre “A Materialização Digital e sua Sistematização no Processo de Desenvolvimento de Produtos”.

DA REDAÇÃO – Araçatuba

você pode gostar também