Home ETC Academia Araçatubense de Letras cria sua própria editora
ETC

Academia Araçatubense de Letras cria sua própria editora

7 tempo de leitura
0
0
198

Ser senhor e dono de sua própria obra é o sonho dos escritores do mundo. É dessa forma que o escritor, professor e membro fundador da Academia Araçatubense de Letras (AAL) Hélio Consolaro vê a nova conquista da entidade, que acaba de oficializar sua própria editora junto à Fundação Biblioteca Nacional (FBN). Trata-se de uma editora não comercial ligada a uma entidade de caráter público, reconhecida como de utilidade pública pelo município de Araçatuba e Estado de São Paulo.

De agora em diante a AAL pode produzir e lançar seus livros sem a necessidade de contratar uma editora comercial, uma vez que tem seu próprio CNPJ, e todos os produtos editoriais por ela lançados terão ISBN (registro internacional de livros). A editora Academia Araçatubense de Letras tem a prestação de serviço como objetivo, e não o lucro, mas poderá utilizar o que for obtido com a publicação e venda de livros para financiar seus projetos de fortalecimento da Literatura. ” Tenho a impressão de que a situação ficará melhor, por que nós temos mais uma ferramenta em nossas mãos que podemos usar a favor da Literatura e da comercialização do livro ” , diz Consolaro.

A atual presidente da entidade, a escritora Yara Pedro de Carvalho, comemorou a conquista, que para ela representa a credibilidade da AAL. ” Quantos escritores poderão encontrar mais uma porta para conseguir derrubar esta barreira. Temos uma Academia de princípios sérios e continuaremos com os mesmos ” , diz a presidente, que já vislumbra maior projeção para os escritores regionais.

PROTAGONISTA

De acordo com Hélio Consolaro, a ALL passa a ser protagonista na publicação dos livros dos autores de Araçatuba e região, não tendo mais a necessidade de procurar editoras comerciais para organizá-los. Poderá também lançar obras digitais, formato de publicação cada vez mais comum e que permite uma divulgação mais ampla pela internet. ” Para nós sempre foi um sonho não precisar recorrer a outras editoras comerciais para publicar nossos livros. Já que nós não somos nenhum escritor famoso e temos que pagar as nossas próprias edições, então a Academia, como uma editora, é importante para baratear custo ” , destaca o escritor.

A entidade, que já publicou diversos livros e revistas ao longo de sua história, pretende continuar financiando suas publicações por meio de parcerias com o poder público e a iniciativa privada. ” Logicamente, sendo uma editora nós teremos mais facilidade no diálogo ” , afirma Consolaro. O grupo de escritores que integra a AAL possui profissionais com experiência em editoração de livros que cuidarão das obras em desenvolvimento.

No momento, está sendo preparado como a primeira publicação da nova editora o livro ” Araçaletras – Araçatuba Sobre Vários Olhares ” , que é uma coletânea de poemas e crônicas falando sobre Araçatuba. Os textos são de autores que viveram na cidade e se mudaram, daqueles que ainda moram e também de autores já falecidos. O lançamento será no dia 25 de novembro na sede da AAL como parte das comemorações dos 109 de Araçatuba, que estarão completos no dia 2 de dezembro.

DESAFIO

Segundo Consolaro, a AAL vem fazendo com que Araçatuba tenha seu sistema literário local, colaborando para moldar o caráter da cidade e sua cultura. Para ele, o mais difícil de cativar é o leitor. “Às vezes nós temos leitores que leem as grandes obras, a literatura universal, brasileira, mas menosprezam o escritor local. Araçatuba não é apenas um dormitório, ela tem sua personalidade, seu jeito de ser, e para ter esse jeito, quem faz isso é a cultura, a literatura ” , enfatiza o escritor.

FERNANDO VERGA – Araçatuba

Load More Related Articles
Load More By marcio123rocha
Load More In ETC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Desvendando o Fenômeno: O sucesso Avassalador dos Jogos Crash no Brasil

Descubra como os jogos de Crash conquistaram o Brasil, oferecendo emoção e prêmios em site…