Fieis celebram os 300 de Nossa Senhora Aparecida

Uma data especial para católicos, nesta quinta-feira (12) o Brasil celebra os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba, em 1717. A devoção a Nossa Senhora transformou o santuário na cidade de Aparecida e um dos mais procurados do mundo. Na Catedral de Araçatuba, que leva o nome da santa, serão realizadas duas missas, uma às 10h e outra às 19h30. Antes do início será rezado o Santo Terço.

Barqueata
Padroeira da Diocese de Araçatuba desde sua fundação (1994) e da própria cidade de Araçatuba (desde a década de 1920), Nossa Senhora Aparecida será homenageada pelos devotos logo nas primeiras horas do dia 12. Às margens do rio Tietê, a partir das 7h, ocorrerá a oração do terço, conduzido pelos grupos de Terços dos Homens de toda a cidade.

Por volta de 7h30, a imagem de Nossa Senhora Aparecida começa a percorrer do rio Tietê e os condomínios de ranchos, por meio da tradicional barqueata, onde proprietários de barcos, lanchas e jet-skis se organizam para manifestar sua devoção à padroeira. Os números não são estimados porque a presença crescem no momento da procissão, mas a média é de 30 embarcações todos os anos.

A Santa Missa em louvor a Nossa Senhora Aparecida ocorrerá por volta de 11h na Paróquia Sant’ Ana, com a benção das crianças. A celebração será presidida pelo padre Orlando Maffei, pároco local, e concelebrada pelo padre Roberto Teixeira dos Santos, vigário.

O Santuário
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida é o maior do mundo dedicado a Maria, mãe de Jesus. Ele acolhe um total de 45 mil fieis por celebração e é adornado por obras de arte, como vitrais coloridos que mudam de cor conforme o movimento do sol. As paredes, teto e o piso são cobertos por desenhos, mosaicos e simbologia bíblica e da história da santa. A coroa da imagem é um importante elemento histórico, pois foi um presente da Princesa Isabel em 1884 em agradecimento pela gravidez.

Da Redação

você pode gostar também