Secretaria de Saúde anuncia diversas ações para setembro

A secretária municipal de Saúde, Janini Nascimento, divulgou nesta segunda-feira,04, toda agenda do mês de setembro. Além de dedicar o mês para ações de prevenção ao suicídio, denominado “setembro amarelo”, a Secretaria fará campanhas paralelas. Na próxima quarta-feira,06 serão empossados os novos membros do Conselho da Saúde com 16 titulares e 16 suplentes.

Entre os dias 11 e 22 haverá o curso de pronto socorrismo para a população castilhense, ministrada por policiais bombeiros. As vagas já foram todas preenchidas e o curso será ministrado no auditório do Ciec “José Miguel Nascimento”.

Na semana de 11 a 15 será realizada a campanha de vacinação contra raiva dos animais na área urbana. Cães e gatos devem ser levados até o CIS – Centro Integrado de Saúde ou nos centros comunitários para receberem a dose de vacina. Entre os dias 18 e 29 uma equipe volante fará a vacinação na área rural, percorrendo assentamentos e acampamentos rurais.

No dia 13 de setembro será oferecida palestra sobre suicídio e depressão no auditório do CIEC, com o dr. Marcos Gulla. Já no dia 28, no mesmo local, a palestra será sobre hipertensão e diabetes, com o dr. Eraldo Silveira e com a nutricionista Ivani dos Anjos.
Para o dia 16, um sábado, a secretaria de Saúde reservou para o dia D da multivacinação. O público alvo são crianças do zero aos 14 anos de idade. Especialmente para aqueles que estão com alguma vacina atrasada. Este ato será no próprio CIS.

Além dessas ações paralelas, a Saúde manterá atividades de rotina, como as terapias comunitárias na Vila dos Operadores toda terça-feira, o grupo de tabagismo toda quarta e o grupo de gestantes toda sexta.

“Estamos divulgando essa agenda como forma de manter a população informada e ao mesmo tempo participativa de nossas ações”, definiu Janini.

Da Redação

você pode gostar também