Programa oferece acompanhamento e orientação para gestantes em Aracanguá

O departamento de Saúde da prefeitura de Santo Antônio do Aracanguá, em conjunto com departamento de Desenvolvimento Social, está intensificando as ações para aprimorar o programa ‘Cuida Bem de Mim’, desenvolvido por meio do Programa Saúde da Família (PSF), atualmente definido como Estratégia Saúde da Família (ESF), para oferecer gratuitamente acompanhamento da gravidez e orientação às gestantes do município.

Um dos objetivos do programa, segundo José Deli dos Santos, diretor municipal de Saúde, é conscientizar as mães sobre o benefício do parto normal e a importância do aleitamento materno, além de instruir as gestantes nos cuidados que devem ser tomados durante a gestação, com acompanhamento desde o pré-natal até o período de 6 a 8 semanas pós-parto. “Promovemos reuniões mensais ministradas por palestrantes da área e desenvolvemos atividades práticas sobre os cuidados com o bebê, desde o banho até mesmo a amamentação”, destacou Santos.

Valdete Aparecida Miguel, diretora do departamento de Desenvolvimento Social da prefeitura, parceiro da iniciativa que complementa as ações da Saúde, explica que ao final da gestação, cada mãe cadastrada no programa também recebe o kit maternidade, composto por enxoval básico necessário para um recém-nascido. “Desde o inicio do ano já foram distribuídos 38 kits, que beneficiaram gestantes da sede do município e dos distritos de Vicentinópolis e Major Prado”, ressaltou Valdete.

Da Redação

você pode gostar também