Supervisora de Ensino de Araçatuba lança livro

A supervisora de ensino na Diretoria de Ensino de Araçatuba, Cláudia Márcia de Souza Oliveira, lançou na última sexta-feira (1º) o livro “Currículo e Prática Docente: Um Diálogo Necessário”, com selo da Editora Appris.

A obra visa ampliar o olhar para a adoção de um modelo curricular oficial para as escolas e suas implicações na prática docente, onde a autora traz para o centro da discussão a teoria da vida cotidiana de Heller, inserida no tempo e no espaço escolar, assim como o indivíduo e suas objetivações sobre esse nível da realidade social. O lançamento aconteceu no auditório Damásio Evangelista de Jesus, no Centro Universitário Toledo de Araçatuba.

O tema contemporâneo e de grande relevância destaca a ação reflexiva intencional, capaz de despertar a “consciência de nós” e a possibilidade da transformação emancipadora da prática docente. A leitura proporciona o reconhecimento do sujeito no “chão da sala de aula” – o professor, inserido na estrutura de sua cotidianidade – e de como ele é capaz de buscar alternativas para se apropriar da realidade e de impor a marca de sua personalidade.

Antes da palestra da autora e da sessão de autógrafos, a doutora em Educação Sonia Terezinha de Sousa Penin, que é professora titular do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da USP (Universidade de São Paulo) e membro da Academia Paulista de Educação, falou sobre “Currículo e suas mudanças”.

A AUTORA

Cláudia Márcia de Souza Oliveira é professora licenciada em Letras e Pedagogia e mestre em Educação pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Presidente Prudente (SP). Também é especialista em Metodologia Didática do Ensino Superior, pelo Centro de Pós-graduação Faculdades Toledo, de Araçatuba, e em gestão Educacional pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas/SP).

Atuou como professora de educação básica; foi vice-diretora e professora-coordenadora do Cefam; diretora de escola e professora de ensino superior. Cláudia é supervisora de ensino da rede pública paulista e delegada regional do Udemo (Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo). Também tem experiência na área de Educação com ênfase no currículo e no cotidiano escolar. Além disso, desenvolve programas de formação continuada de professores e gestores.

Da Redação

você pode gostar também