Home ETC Região Turística Coração do Tietê envolve 11 municípios
ETC

Região Turística Coração do Tietê envolve 11 municípios

5 tempo de leitura
0
0
54

Nesta semana os municípios de Guaiçara, Promissão, Sabino, Pongaí, Uru, Novo Horizonte, Sales, Mendonça, Adolfo e Irapuã se reuniram em Lins. Foi o primeiro encontro da Região Turística Coração do Tietê – RT, nova região que integrará o Mapa do Turismo Brasileiro. O Mapa Turístico Brasileiro passa por atualização a cadaois anos, conforme critérios pré-estabelecidos pela portaria nº 205, de 9 de dezembro de 2015, do Ministério do Turismo.

Este ano, por orientação da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, foi criada uma nova região composta pelos 11 municípios, em que Lins foi escolhida para ser a interlocutora regional. Para fazer parte é necessário a cidade possuir órgão responsável pela pasta de turismo, comprovar a existência de dotação para o turismo na lei orçamentária anual vigente e apresentar termo de compromisso assinado por prefeito ou dirigente responsável pela pasta de turismo.

Além dos critérios estabelecidos pelo governo federal, os estados possuem autonomia para adotar critérios adicionais para a composição das suas regiões, como por exemplo, exigir que o município possua um Conselho Municipal de Turismo ativo. A relação dos municípios que integrarão o Mapa do Turismo Brasileiro ainda será divulgada por meio de portaria em setembro, no Diário Oficial da União e nos canais de comunicação do Ministério do Turismo.

No Estado de São Paulo houve a divisão de 50 regiões paulistas composta de 432 municípios, mas 213 ficaram fora da lista por não conseguir validar as informações até o dia 4 de agosto, prazo final estipulado pelo governo. A participação no Mapa e também em uma Região Turística é prerrogativa para o município conseguir verba do Ministério do Turismo e da Secretaria Estadual para investir em infraestrutura turística.

O secretário de Desenvolvimento Sustentado de Lins, Israel Alfonso, comentou no início da reunião que é importante que seja trabalhado o potencial turístico da região, para assim atrair um maior número de turistas e que permaneçam mais tempo na região para aproveitar os atrativos de cada cidade. Até o dia 15 de setembro, cada município deverá encaminhar para a gerente de Negócios do Turismo de Lins, Maria Carolina Pereira, o histórico da cidade, descritivo dos atrativos com fotos e calendário municipal de eventos, para iniciar a formatação de rotas turísticas regionais.

A próxima reunião da RT – Coração do Tietê será em Sales no dia 27 de setembro, onde serão estudadas e consolidadas as rotas regionais e também definido o calendário regional de eventos. É importante destacar que a RT Coração do Tietê, já possui dois municípios de Interesse Turístico, Sabino e Sales, e que os projetos de lei que classificam Lins, Mendonça, Adolfo e Novo Horizonte como MITs – Município de Interesse Turístico, já estão em tramitação na Assembleia do Estado.

Da Redação

Load More Related Articles
Load More By marcio123rocha
Load More In ETC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Desvendando o Fenômeno: O sucesso Avassalador dos Jogos Crash no Brasil

Descubra como os jogos de Crash conquistaram o Brasil, oferecendo emoção e prêmios em site…