Maior emissora de TV chinesa destaca Projeto de Pinato que reverencia imigração

A China Central Television, CCTV, maior rede de televisão da República da China, destacou o projeto apresentado pelo deputado federal Fausto Pinato (PP), no Brasil, que cria o Dia Nacional da Imigração Chinesa. O projeto insere a história da chegada das primeiras comitivas chinesas ao País e torna o Dia 15 de agosto uma data especial para os chineses que vivem no Brasil. O Projeto é inédito e tramita em regime conclusivo na Câmara dos Deputados.

“Esse reconhecimento é importante, não só para celebrar a amizade entre os dois Países, mas para substancialmente homenagear a contribuição dos chineses ao Brasil ao longo de mais de dois séculos. É justo que a memória e a história da imigração chinesa seja reconhecida nacionalmente”, exaltou Pinato, que, neste momento, participa de missão oficial ao País asiático onde participa na cidade de Xiamen da 9ª Cúpula do BRICS, bloco formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Governo chinês elogia Projeto

Em recente sessão solene liderada por Pinato na Câmara, o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, elogiou a iniciativa do deputado. Ele lembrou dos primeiros imigrantes chineses no País e exaltou o Projeto que torna a história da imigração uma data de celebração nacional. “Há 200 anos, os primeiros agricultores de chá ultrapassaram montanhas e rios para chegar ao Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, já existem mais de 300 mil imigrantes”, rememorou.

História da imigração

De acordo o projeto de lei, a data marca a chegada oficial de chineses a São Paulo, em 15 de agosto de 1900. Um grupo formado por 107 pessoas desembarcou no Rio de Janeiro, vindo de Lisboa, para, mais tarde, chegar à capital paulista em busca de empregos e oportunidades. A imigração para o Brasil foi retomada nos anos 1950, quando chineses fugiram da chamada “Revolução Comunista de 1949”. Vivem atualmente no Brasil cerca de 300 mil chineses.

DA REDAÇÃO – Araçatuba

você pode gostar também