Fórum de resíduos sólidos urbanos vai debater a melhor destinação

O que fazer com o lixo urbano? O assunto começará a ser debatido nesta terça-feira (29), em Andradina, “I Fórum de Resíduos Sólidos Urbanos” do Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo (Ciensp). O consórcio é composto por 17 municípios e cada vive uma realidade diferente e todos buscam a melhor solução. “Vamos ouvir as empresas e depois analisar cada iniciativa. O conselho de prefeitos vai decidir. Em seguida iremos buscar o apoio do governo do Estado para instalação e operação do modelo escolhido”, disse a secretária executiva do Ciensp, Rose Francé Vital. O fórum será aberto às 9 horas e o término está previsto para as 12h30. O evento será na Câmara Municipal de Andradina com a participação de representantes da Associação Paulista de Municípios, Cetesb e das prefeituras.
Segundo Rose Francé, quatro empresas se inscreveram para apresentar seus sistemas: Constroeste Ambiental (aterro sanitário), Interport Soluções Ambientais (gaseificação por leito fluidizado), Carbogás (carbogás) e SE5 Inteligência Ambiental (embolsamento). Depois das apresentações, os prefeitos e técnicos vão analisar o sistema mais adequado técnica e economicamente para a região. Depois, com o projeto, vão buscar apoio do governo.
Para o presidente do Ciensp, prefeito de Murutinga do Sul, Gilson Pimentel, o fórum é a oportunidade de se ampliar a discussão e buscar soluções conjuntas.
O presidente da Associação Paulista de Município, Carlos Cruz, parceiro no evento, foi recebido pela prefeita Tamiko Inoue. “Em primeiro lugar quero cumprimentar Jamil, que incluiu Andradina na APM e tem atuado em defesa dos municípios. Aos participantes do Ciensp e seus associados que também tem realizado várias ações que refletem diretamente em benefícios a população e é isso que fortalece uma região”, disse Cruz agradecendo a receptividade de Tamiko.
Depois, Cruz e o ex-prefeito Jamil Ono estiveram na sede do Sistema Regional de Comunicação, onde foram recebidoS pelo presidente do SRC, Nivaldo Franco Bueno. Cruz voltou a falar da importância do evento e, principalmente da disposição de prefeitos em se unirem em busca de solução.

 

você pode gostar também