Guarda Municipal de Araçatuba completa 68 anos de fundação

Nesta sexta-feira (25), em comemoração aos 68º aniversário da Guarda Civil Municipal, a Secretaria Municipal de Segurança preparou um evento especial comemorativo. O encontro entre representantes de instituições públicas, entidades e sociedade civil ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Segurança.

A Guarda Civil Municipal de Araçatuba foi criada em 25 de agosto de 1949, pelo então prefeito Joaquim Geraldo Correia, que nomeou à época a “Polícia Municipal”. A corporação era formada por 20 guardas.

Sessenta e oito anos depois, a GCM conta com um efetivo de 238 integrantes, com as atuações distribuídas em patrulhamento ostensivo e preventivo, patrulhamento escolar, vigilância dos prédios municipais públicos e apoio às secretarias municipais.

Na oportunidade, o prefeito Dilador agradeceu o trabalho que vem sido exercido pela Guarda Municipal, o que colabora efetivamente a segurança da cidade. “Não há nada melhor do que sentir a sensação de segurança. Por isso, parabenizo a Guarda Municipal por trabalhar arduamente a serviço da população”.

Edna Flor relembrou a trajetória da GCM, e a reestruturação ocorrida durante a administração da professora Germínia Dolce Venturoli, em 1989, quando foi criada a Secretaria de Segurança e o departamento municipal de trânsito. Ela também agradeceu a todos os servidores da GCM, que se esforçam diariamente para manter o bem estar e a segurança da população.

O secretário de Segurança, Antonio Erivaldo Gomes Assêncio, afirmou que o trabalho da GCM é de extrema importância para o município e que, além de realizar patrulhamento nas ruas, a GCM desenvolve várias palestras educativas e preventivas, para combater o uso de drogas lícitas e ilícitas, o uso do cerol, o tabagismo. Também há campanhas de educação no trânsito, que despertam nos jovens os valores de civismo e cidadania.

Da Redação

você pode gostar também