População de Araçatuba não adere à campanha contra raiva

Há pouco mais de uma semana para o encerramento da campanha de vacinação contra a raiva e a população de Araçatuba atingiu apenas 18% da meta que deveria, por questão de segurança pública, minimamente atingir. Neste sábado (25) e domingo (26) acontece o terceiro fim de semana de vacinação e postos estarão distribuídos em diversos locais para garantir às pessoas acesso cômodo e rápido ao serviço, que é totalmente gratuito.

A meta para o município é vacinar 20 mil animais, entre cães e gatos, até o dia 3 de setembro, último dia da campanha. Mas até o momento apenas 3751 vacinas foram aplicadas, das quais 512 em gatos e 3239 em cães. No ano passado o município vacinou 13726 animais e em 2015 foram 8821 animais, números bastante abaixo do pretendido. Apesar da baixa adesão da população, o Centro de Controle de Zoonoses de Araçatuba, que organiza a ação, acredita na colaboração da população para que a cidade mantenha o vírus da raiva erradicado em cães e gatos, sendo necessário, para isso, que cada proprietário leve seu animal para vacinar.

A raiva é uma infecção viral mortal transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados. Uma vez que a pessoa começa a exibir sinais e sintomas da raiva, a doença é quase sempre fatal. O vírus vai para o cérebro, onde causa inchaço ou inflamação, levando aos sintomas da doença. Qualquer mamífero é capaz de transmitir raiva, por esta razão, a vacinação é a principal arma para controlar o vírus.

SÁBADO
Neste sábado os postos de vacinação estarão abertos das 08h às 16h. São eles: Pronto Socorro São João (Vila Nova), EE Prof. José Arantes Terra (Alvorada), EMEB Prof. Fausto Perri (Alvorada), UBS Alvorada, EMEB Prof. Leão Nogueira (Iporã), Praça do Jardim Juçara, Praça Mário Turrini (Claudionor Cinti), EMEB Prof. Antônio Rodrigues Martins Neto (Clóvis Picolotto), UBS Morada dos Nobre, EMEM Profª. Hélia Pinholi Mungo (Morada dos Nobres), Paróquia São Francisco de Assis (Guanabara), Centro Comunitário do Pedro Perri, EMEB Norma Gazoni Martins (Icaraí) e Centro de Controle de Zoonoses (Novo Paraíso).

DOMINGO
No domingo haverá vacinação também das 8h às 16h nos seguintes pontos da cidade: CRAS João Rodrigues (Etemp), Mercado Rocha (Vila Alba), EE Clovis de Arruda Campos “Paraisão” (Amizade), UBS Dr. José Roberto Turrini (São Rafael), EMEB Silene Maria Barreto (São Rafael), Bar do Tião (Jardim das Oliveiras), UBS Atlântico (Jardim Atlântico), EMEB Profª Maria de Freitas Souza (Vilela), EMEM Profª Helen Margot de Assis (Eteocle Turrini) e Centro de Controle de Zoonoses (Novo Paraíso).

A campanha continua no fim de semana dos dias 2 e 3 de setembro, sábado e domingo, respectivamente. De segunda a sexta-feira a população pode solicitar a vacina no Centro de Controle de Zoonoses, das 7h30 às 16h30.

Fernando Verga

você pode gostar também